12/10/2006

Concertos #45

A designação de barroco aplicada à música, que hoje todos tomamos por natural, apenas começou a ser utilizada no século XX, e para caracterizar o período que foi dos finais do século XVI até a 1750, o ano da morte de Johann Sebastian Bach (1685-1750). Na verdade, não foram assim tão poucos os autores que, ainda em meados do século XX, discordaram em absoluto da aplicação do termo barroco à música, alguns dos quais por o acharem pejorativo. Barroco pode ser traduzido por modo extravagante de compor (ver Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa), o que terá provocado azias a muitos historiadores da música.

Uma das formas mais populares durante o período barroco foi o concerto grosso, caracterizado pela oposição do concertino, o grupo de músicos solistas, ao ripieno, o conjunto instrumental acompanhador. Foi sob a influência de Antonio Vivaldi (1678-1741) que o concerto grosso ganhou uma estrutura padrão: allegro, adagio, allegro.

Vivaldi foi um dos compositores a que se convencionou chamar do barroco tardio, (muito bem) acompanhado por outros como Bach, Georg Friedrich Händel (1685-1759) ou Domenico Scarlatti
(1685-1757). Pois deve-se igualmente a Vivaldi a colocação de um solista em diálogo com a orquestra, característica fundamental do concerto para um instrumento solista, em vez das duas massas em oposição características do concerto grosso. Dos cerca de 550 concertos que Vivaldi escreveu, aí uns 350 foram-no para instrumentos solistas, com particular destaque para o violino, que teve direito a mais de 230.

O concerto do próximo Sábado à noite na Casa da Música será totalmente dedicado ao período barroco, e estará a cargo de uma orquestra especialista na matéria, a Orquestra Barroca da União Europeia, e incluirá, entre outras obras, um Concerto para Violoncelo de Antonio Vivaldi.


Programa

Pietro Locatelli
Introduzione teatrale em si bemol, Op.4 Nº3.
"Il pianto d'Arianna", concerto para violino em mi bemol, Op.7 Nº6.
Antonio Vivaldi
Concerto para Violoncelo em sol menor, RV417.
Evaristo Dall'Abaco
Concerto a piu instrumenti em ré, Op.5 Nº6.
Pieter Hellendaal
Concerto grosso em sol menor, Op.3 Nº1.
Francesco Geminiani
"Follia", Variações sobre um tema de Corelli, Op.5 Nº12.
Christophe Coin (violoncelo), Lidewij van der Voort (violino)
Orquestra Barroca da União Europeia
Christophe Coin


Internet

Concerto Grosso
Wikipedia
/ Il Concerto Grosso

Antonio Vivaldi
Classical Music Pages / Wikipedia / Classical Net / Catalogue RV

Sem comentários:

Enviar um comentário