12/11/2006

Concertos #48

Depois de um período em que andámos profundamente barrocos (ver, por exemplo, este texto), regressamos hoje às modernidades, e na pessoa daquele que ficará para sempre ligado ao minimalismo: Steve Reich (1936-).

O (nosso) destaque para o programa de hoje vai para a obra Daniel Variations, escrita por Reich na sequência de um pedido feito pela família do jornalista do Wall Street Journal, Daniel Pearl (1963-2002), assassinado no Paquistão em Fevereiro de 2002. A morte de Daniel Pearl, ele próprio com fortes ligações à música, como violinista, deu origem à Daniel Pearl Foundation e, como uma das suas consequências directas, aos Daniel Pearl World Music Days, tudo com o objectivo de fomentar o entendimento inter-culturas, e promover a tolerância e o respeito pelas diferenças. Um dos músicos a responder afirmativamente a tal solicitação foi Steve Reich que, para as Daniel Variations, utilizou, entre outros, alguns textos do próprio jornalista.

A primeira parte do concerto será preenchida com a Music for 18 Musicians, escrita entre 1974 e 1976, e uma das mais significativas obras minimalistas do compositor. Minimalismo que se refere, naturalmente, aos ritmos e repetições padronizados, e não ao conjunto de instrumentos a que se faz apelo; esta obra requer, por exemplo, 4 pianos, além de vários outros instrumentos e 4 vozes femininas. A estreia teve lugar em Nova Iorque no dia 24 de Abril de 1976.


Programa

Steve Reich
Music for 18 Musicians. Daniel Variations.
Steve Reich and Musicians
Synergy Vocals
Bradley Lubman


Internet

Steve Reich
The Steve Reich Website
/ Wikipedia / IRCAM / Classical Music Pages / Classical Net / Music for 18 Musicians

Daniel Pearl
Daniel Pearl Foundation / Wikipedia / CNN

2 comentários:

  1. Mais uma excelente indicação...

    Grata por nos proporcionar tanto conhecimento musical.

    Um abraço ;)

    ResponderEliminar
  2. O comentário anterior é meu... entrei com o nick errado...mas também serve...

    Um abraço ;)

    ResponderEliminar