19/11/2006

Quintetos com Piano #2: Quinteto para Piano, D667, de Schubert

Durante a sua curta estadia entre nós (faleceu com 31 anos), o compositor austríaco Franz Schubert (1797-1828) não teve a oportunidade de ver editada e executada uma boa parte da sua obra orquestral. O mesmo não aconteceu com a maioria da sua música de câmara, frequentemente escrita para familiares e amigos e por estes interpretada, não raramente acompanhados pelo próprio compositor.


Franz Schubert

Curiosamente, uma das suas mais conhecidas peças do género, o Quinteto para Piano e Cordas, "A Truta", jamais foi tocada em público em vida de Schubert, tendo sido apenas publicada no ano seguinte ao da sua morte. É um quinteto para uma formação instrumental improvável: ao piano junta-se um quarteto de cordas não tradicional (tradicional = 2 violinos, viola, violoncelo), formado por um violino, uma viola, um violoncelo e um contrabaixo, este último a desempenhar o papel de contínuo.


Elisabeth Leonskaja, Thomas Kakuska, Alban Berg Quartett

Igualmente improvável é o título da peça, explicado pelo facto do 4º andamento apresentar uma série de variações sobre a canção (lied) com o mesmo nome. De notar ainda que os intérpretes de um dos discos listados abriram no ano passado o Ciclo de Música de Câmara da Temporada 2005-2006 da Fundação Calouste Gulbenkian: a pianista Elisabeth Leonskaja, o violinista Günter Pichler e o violoncelista Valentin Erben, este dois últimos membros do Quarteto Alban Berg. Na altura da gravação deste disco, em 1985, o violista do grupo era Thomas Kakuska, falecido já no decorrer deste ano, tendo sido substituído por Isabel Charisius. Fica aqui uma pequena homenagem, no dia em que passam 178 anos sobre a morte de Franz Schubert.


CDs



Franz Schubert
Piano Quintet "Trout", D667. Litanei, D343.
Variations on "Trockne Blumen", D802.
Renaud Capuçon (violino), Gérard Caussé (viola), Frank Braley (piano),
Gautier Capuçon (violoncelo), Alois Posch (contrabaixo)
Virgin Classics 5 45563-2

Franz Schubert
Piano Quintet "Trout", D667.
Elisabeth Leonskaja (piano), Georg Hörtnagel (contrabaixo),
members of the Alban Berg Quartett
EMI Classics 7 47448-2


Internet

Elisabeth Leonskaja: Leonskaja a Quatro

Thomas Kakuska: In memoriam Thomas Kakuska

Alban Berg Quartett: Biografia

Sem comentários:

Enviar um comentário