17/12/2006

Compositores #75: Fernando Lopes Graça (1906-1994)

Fernando Lopes Graça nasceu em Tomar no dia 17 de Dezembro de 1906, celebrando-se assim hoje o centenário do seu nascimento. Ano especial, portanto, pelo que, felizmente, se tem falado e escrito amiúde de e sobre Lopes Graça. Ano também aproveitado para se terem programado inúmeros recitais e concertos com obras suas, de que aqui fomos dando alguns exemplos. Não sei, todavia ser terá sido aproveitado para recuperar de vez a casa onde o compositor nasceu; há cerca de dois anos, mostrei aqui o estado em que ela se encontrava; se nada de anormal se tiver passado desde então, a única diferença será o facto dela estar dois anos mais velha...

Rezam as crónicas que Fernando Lopes Graça terá entrado para o mundo musical mais ou menos por acaso, quando um tenente Aboim, hóspede do hotel que o pai de Lopes Graça possuía em Tomar, o viu dar pancada num piano que por lá sobrevivia e, impressionado com os toques artísticos do moço, sugeriu que ele tivesse lições de música. Daí o compositor ter afirmado, anos mais tarde: "Eu até entrei na música pelas mãos da tropa, e não pelas da igreja ou da nobreza (...)"!

Entre 1924 e 1931 estudou no Conservatório de Lisboa, tendo terminado o Curso Superior de Composição com a mais alta distinção. A década de 1930 ficaria ainda marcada pelas duas detenções por motivos políticos, numa altura em que ensinava em Coimbra. O que motivou o seu antigo professor Luís de Freitas Branco (1890-1955) a fazer o conhecido comentário: "O meu discípulo Fernando Graça continua preso e está à mercê de gente que tem do valor dele a mesma noção que a minha égua picarça pode ter do valor de Shakespeare"... Valor reconhecido, por exemplo, pelo grande violoncelista Mstislav Rostropovich (1927-) para quem, sob encomenda deste, Lopes Graça comporia o Concerto da camera col violoncelo obbligato, e que o próprio Rostropovich viria a estrear.

continua


Internet

Fernando Lopes Graça
Instituto Camões / Vidas Lusófonas / Wikipédia

2 comentários:

  1. Fantásticas informações. Seu blogue é o melhor.

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigado, Cheguei ao seu blogue via o nosso amigo Milton Ribeiro (http://www.verbeat.com.br/blogs/miltonribeiro/), e fiquei adepto. Resultado óbvio, dado o seu blogue ser extraordinário!

    Saudações,

    HVA

    ResponderEliminar