22/12/2006

Concertos #49

O alemão Felix Mendelssohn (1809-1847) nunca correspondeu, nem de perto nem de longe, ao perfil típico do compositor romântico, que era suposto ser um libertino e levar uma vida, no mínimo, atribulada. Mendelssohn, oriundo de uma família judaica, burguesa e culta (uma não implicando necessariamente a outra...), teve uma vida que, de uma forma geral, pode ser descrita como pacata. O seu envolvimento com a música começou muito cedo e, com 7 anos, chegou a ter lições de piano em Paris com Marie Bigot (1786-1820), principalmente conhecida por, pelos vistos, ser a intérprete favorita de Beethoven (1770-1827).

O casal Abraham e Lea, além de Felix, teve mais 3 filhos: Fanny, Rebecca e Paul. Fanny Mendelssohn (1805-1847), refira-se, foi igualmente uma reputada pianista e compositora. Mas voltando ao nosso assunto: logo à nascença, os pais decidiram baptisar os filhos e, em 1822, eles mesmos converteram-se ao cristianismo. Pois foi no âmbito desse esforço de cristianização que Mendelssohn escreveu música coral sacra, com saliência para os Salmos. Hoje, naquele que será o último concerto a que assistiremos este ano, iremos começar precisamente por ouvir um desses salmos, o Salmo 42, Op.42, "Wie der Hirsch schreit", composto por Mendelssohn em 1837.

A segunda parte deste concerto, que terá lugar na Casa da Música, será preenchida com a Missa em dó menor, KV427, de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791). Fica bem, terminar assim as nossas comemorações do ano Mozart que, naquilo que nos diz respeito, começaram com este DVD e meteram pelo meio uma visita a Salzburgo.


Felix Mendelssohn
Salmo 42, Op.42.
Wolfgang Amadeus Mozart
Missa em dó menor, KV427.
Letizia Scherrer, Katalin Halmai (sopranos),
Jan Kobow (tenor), João Fernandes (baixo)
Orquestra Gulbenkian
Michel Corboz


Internet

Felix Mendelssohn
Wikipedia / Classical Music Pages / The Works of the Composer Mendelssohn / Felix Mendelssohn

4 comentários:

  1. Obrigado. Votos de Excelentes Festas.

    Saudações,

    HVA

    ResponderEliminar
  2. Feliz Natal para o HVA, autor deste excelente blogue.

    ResponderEliminar
  3. Caro FSantos,

    Votos de um Excelente Natal. E que o continuemos a ter no Horizonte por muito tempo!

    Saudações,

    HVA

    ResponderEliminar