08/01/2007

Sinfonias #18: Sinfonia Nº15, de Shostakovich

No ano passado, o do centenário do seu nascimento, falou-se por aqui várias vezes do compositor russo Dmitri Shostakovich (1906-1975). Calhou, contudo, nunca se ter falado da sua produção sinfónica, apesar de as suas 15 sinfonias representarem um dos legados do género mais significativos do século XX. O mesmo, aliás, se poderá dizer dos, igualmente 15, quartetos de cordas que escreveu, mas desses já falámos mais do que uma vez.

Como é normal nestas coisas, há a tendência para dividir essas 15 sinfonias em grupos distintos. As primeiras, por vezes consideradas como menos conseguidas, resultam do período experimental do compositor; a partir da , inclusivé, começaram os problemas com as autoridades soviéticas e as consequentes (e famosas) acusações de formalismo, tendo o compositor procurado fazer passar uma mensagem de patriotismo sem, contudo, evitar um ambiente geralmente melancólico; as últimas sinfonias, por outro lado, já nos mostram um Shostakovich mais desafiador, menos preocupado com as possíveis reacções que poderiam causar (a 13ª sinfonia, por exemplo, ao abordar a repressão dos judeus pelos russos, provocou ondas de choque qb...).

A 15ª e última sinfonia, terminada em Julho de 1971, foi estreada pelo seu filho Maxim Shostakovich (1938-) no dia 8 de Janeiro de 1972. Difere absolutamente das anteriores por ser puramente instrumental, não sendo programática (como as sinfonias nºs 11 & 12) nem vocal (como é o caso das sinfonias nºs 13 & 14). É uma sinfonia serena, com menos peso orquestral, a que não falta quem atribua uma faceta autobiográfica.


CD



Dmitri Shostakovich
Symphony No.15 in A, Op.141. Cello Concerto No.1, Op.107.
Daniil Shafran (violoncelo)
Moscow Philharmonic Orchestra
Konstantin Ivanov
Regis Records RRC1181


Internet

Dmitri Shostakovich
Classical Music Pages
/ Wikipedia / mfiles / Compositions by Dmitri Shostakovich

3 comentários:

  1. Durante o ano passado, entre os meses de abril e setembro, postei oito posts sobre a obra de Shostakovich. O último foi este e ele contém os endereços para os outros: http://www.verbeat.org/blogs/miltonribeiro/arquivos/2006/09/dmitri_shostako_6.html

    O que trata da Sinfonia Nº 15 está aqui: http://www.verbeat.org/blogs/miltonribeiro/arquivos/2006/09/dmitri_shostako_5.html

    Foi tudo escrito sem muita consulta, mas revela minha admiração por ele e está na blogosfera.

    Grande abraço.

    ResponderEliminar
  2. Caro P.Q.P. Bach,

    Acabei de ler os seus textos sobre Shostakovich. Todos eles, os oito, que a leitura, quando interessante, é um prazer. Além disso, fiquei a conhecer muito melhor o compositor. Obrigado!

    Saudações,

    HVA

    ResponderEliminar
  3. Vá devagar, por favor.

    Há coisas ali que mal foram conferidas...

    Gigantesco abraço.

    ResponderEliminar