02/02/2007

SACDs #11: Quasthoff, Bach Cantatas

Aquando do recital da violinista russa Viktoria Mullova (1959-) referimos, neste texto, o facto de o compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750) ter estado, entre 1708 e 1717, ao serviço da corte de Weimar. A promoção a Konzertmeister, em 1714, trouxe-lhe obrigações acrescidas, incluindo o facto de ter que apresentar mensalmente uma nova cantata.

Ao ver frustrada, em 1717, a ambição de passar a Kapellmeister, Bach decidiu mudar de ares, seguindo-se então o período que passou na corte de Cöthen. Lá gozou de boas condições para dar largas à sua criatividade (ver este texto
), mas em Dezembro de 1721 tudo mudaria, quando o príncipe Leopold casou com uma senhora, Friederica Henrietta de Anhalt-Bernburg que, se era amante de muita coisa, da música não era certamente! Boa altura para nova mudança, terá pensado Bach, e o posto seguinte seria o de Thomaskantor, em Leipzig, que ocupou a partir de Abril de 1723.

Nesta cidade, Bach ficou encarregue, nomeadamente, de fornecer material, leia-se cantatas, para as suas 4 principais igrejas, destinadas a assinalar os dias festivos, os Domingos, a Páscoa, etc. Como resultado, Bach escreveu, num curto período de cerca de 5 anos, algo a rondar as 150 cantatas, perfazendo 3 ciclos anuais completos. Uma delas, a BWV82, incluída no disco agora aqui trazido, foi destinada à Festa da Purificação de Maria, que se celebra a 2 de Fevereiro. Escrita para baixo solista, oboé solo, cordas e baixo contínuo, alterna árias (1º, 3º e 5º andamentos) com recitativos (2º e 4º andamentos).

Neste disco brilha intensamente o baixo-barítono alemão Thomas Quasthoff (1959-), absolutamente extraordinário neste repertório, e a quem voltaremos certamente no futuro.




Johann Sebastian Bach
Ich will den Kreuzstab gerne tragen, BWV56.
Der Friede sei mit dir, BWV158.
Ich habe genug, BWV82.
Thomas Quasthoff (baixo-barítono)
Rainer Kussmaul (violino)
Members of the RIAS-Kammerchor
Berliner Barock Solisten
Rainer Kussmaul
Deutsche Grammophon 474 5052
(2004)


Internet

Johann Sebastian Bach
JS Bach Home Page
/ Wikipedia / Classical Music Pages / Bach Cantatas

Thomas Quasthoff
Wikipedia / Thomas Quasthoff - Die Stimme / Gulbenkian Foundation

Sem comentários:

Enviar um comentário