12/05/2007

CDs #118: Smetana, Má vlast

Bedrich Smetana (1824-1884) foi o primeiro grande compositor nacionalista da boémia, responsável pela estabelecimento de uma tradição operática no seu país natal. Escreveu mais de 40 óperas, datando a primeira, Os brandenburgueses na Boémia, de 1866, e a última, O muro do diabo, de 1882, numa altura em que já sofria de severos problemas de saúde.


Eliska Krásnohorská

Os libretos para 3 das suas últimas óperas, O beijo, O Segredo e a referida O muro do diabo, foram da responsabilidade da mesma pessoa: a poetisa Eliska Krásnohorská (1847-1926). Krásnohorská publicou diversos livros de poesia, escreveu livros para crianças, traduziu inúmeras obras e, conforme referido, escreveu ainda libretos para diversas óperas. Teve, além disso, um papel muito activo no movimento feminino, fundando um jornal, um liceu feminino, em 1890, o primeiro em toda a Europa Central, e acabando por ser a primeira mulher checa a receber um doutoramente honoris causa em filosofia.


Bedrich Smetana

O ciclo de poemas sinfónicos Ma vlast (Minha pátria) de Smetana adequa-se na perfeição a este ambiente profundamente checo. Contém alguns dos trechos mais conhecidos do compositor, naquilo que constituiu uma celebração da história, das tradições, da mitologia e das paisagens da Boémia. Começou a ser escrito em 1874, quando os primeiros sinais de surdez apareceram, resultantes de sífilis, e foi terminado em 1879, com o poema sinfónico Blaník.

Bedrich Smetana faleceu há 123 anos, no dia 12 de Maio de 1884.



Smetana
Má Vlast - Vysehrad; Vltava; Sárka; From Bohemia's Woods and Fields;
Tábor; Blaník.
Polish National Radio Symphony Orchestra
Antoni Wit
Naxos 8.550931


Internet

Eliska Krásnohorská: Biografia 1
/ Biografia 2
Bedrich Smetana: Biografia 1
/ Biografia 2 / Biografia 3

2 comentários:

  1. Querido Joven:

    Es fantastica, una belleza !!!

    Smetana - La Moldau.

    Sdlo atte, Mario.

    ResponderEliminar
  2. Gracias. Muy bueno tu blog, Bela el viento...

    Saludos,

    Heitor

    ResponderEliminar