11/05/2007

Notícias #9

A notícia da suspensão do programa Ritornello não foi propriamente inesperada, mas foi profundamente chocante. Era o programa da Antena 2 que ouvia com mais prazer e era, é bom que se diga, um dos que tinha maior audiência, senão mesmo o mais popular dessa rádio pública. Desconhecendo os detalhes, sabia dos últimos problemas ocorridos, com a diminuição da duração do programa para uma hora diária, primeiro, e a restrição imposta às entrevistas, nos finais do ano passado. Apesar de todo o profissionalismo de Jorge Rodrigues, sentia-se um ambiente diferente no seu Ritornello dos últimos tempos; a vida que lhe era dada pelas entrevistas desapareceu, e o desaparecimento da segunda hora por, alegadamente, ter menos audiência, deixou-me sempre a impressão de que o programa tinha sido incompreensivelmente amputado.

O facto de, ao fim de cerca de doze anos, o programa terminar abruptamente e os protagonistas irem, segundo parece, esgrimir argumentos em tribunal, é de lamentar. Pergunto-me se os ouvintes foram alguma vez tidos em consideração em todo este processo; ou se o facto de ser uma estação pública paga por todos, quer os que a ouvem quer os outros, deu azo a que a administração tomasse decisões baseadas em birras de folhetim. Não tenho nada contra João Almeida, mas custa-me muito ouvi-lo entre as seis e as sete da tarde; é que dou invariavelmente comigo a tentar recordar-me dos extraordinários momentos de rádio que Jorge Rodrigues me proporcionou. Injusto para João Almeida?! Talvez, mas não foi por minha vontade que o Ritornello acabou...

E se souberem de alguma petição que tente fazer ver a alguns o quanto apreciávamos aquele programa, façam o favor de dizer. Assinarei de imediato.

5 comentários:

  1. Ora eu também não tenho nada contra o João Almeida, mas terei, ai isso tenho, contra quem o contratou para director da Antena 2, o Rui Pêgo, e também tenho contra quem o contratou!
    Sobre o Ritornello, bom, escrevi muito entre 2002 e 2003 num fórum que existia no site da Antena 2 e que pura e simplesmente foi apagado de um dia para o outro!
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Caro Carlos,

    Além de triste, isto passa tudo por ser especialmente revoltante, por soar a uma injustiça de todo o tamanho que fizeram ao Jorge Rodrigues. Custa-me a acreditar como foi possível ter coragem para acabar daquela maneira com um programa como o Ritornello!!!

    Saudações,

    Heitor

    ResponderEliminar
  3. Caríssimo,

    Há uns anos, acabaram com o ACONTECE, se bem se recorda. Agora, lixam o RITORNELLO.
    Fede a inveja...

    ResponderEliminar
  4. Eu tenho tudo contra cabeças manhosas, ou o lápis da censura de capote, na rádio ou noutros sítios. Ritornello era moderno, inteligente e culto, sem ser pesadão e demagogo. Demasiado abrangente mas no bom sentido. E a cultura, para fruição do povo tem que ser rasteirinha... Qualquer deixa burocrática ou jurídica, serviria para cobertura do "apagão". Mas há uma petição on-line, com vários elementos de consulta. Irei pelo mail com a informação. Quem dera a força de reverter estas maldades invejosas! Abç

    ResponderEliminar
  5. Podem assinar a nova petição. A anterior não serve por questões de ordem técnica. Esta foi criada por Aristides Sousa Mendes (Jr).
    Também não consigo ouvir a Antena 2 entre as 6 e as 8.

    ResponderEliminar