05/06/2007

Pianistas #18: Martha Argerich (1941-)

O pianista e compositor italiano Ferruccio Busoni (1866-1924) tem sido ultimamente visita frequente aqui neste canto virtual, a última das quais, há uma semana e pouco, a propósito de um disco com o Concerto para Piano. Por ocasião dos 25 anos passados sobre o falecimento de Busoni, um senhor de nome Cesare Nordio, à altura director do Conservatório de Bolzano, criou um Concurso Internacional de Piano com o nome do compositor. Nordio teve artes de juntar um conjunto fabuloso de personalidades ligadas ao mundo da música; logo no ano de estreia contou com o apoio entusiástico (e monetário...) de Arturo Benedetti Michelangeli (1920-1995). Nesse ano um pianista bem nosso conhecido ficou em 4º lugar: o austríaco Alfred Brendel (1931-). O primeiro prémio não foi atribuído e dos outros premiados já ninguém se lembra. Refira-se que, nas suas primeiras 12 edições, este concurso internacional apenas por 5 vezes atribuiu o 1º prémio; em 1957 a honra coube à argentina Martha Argerich, a nossa aniversariante de hoje. Do júri desse ano fazia parte o russo, igualmente pianista, Nikita Magaloff (1912-1992), com quem Argerich tinha estudado depois de se ter mudado com a família para o velho continente, em meados da década de 1950.

Já agora, refira-se que, apenas 3 semanas antes, Argerich havia vencido o Concurso Internacional de Piano de Genebra e, como não há duas sem três, em 1965 limpou o Concurso Internacional de Piano Frédéric Chopin. Hão-de-me dizer quantos pianistas se podem gabar de tal curriculum... E já que estamos numa onde de curiosidades, diga-se também que estreou-se em público a tocar música de câmara quando tinha 17 anos, e com um músico já bem nosso conhecido: o violinista Joseph Szigeti (1892-1973). Para não esgotar o assunto de uma só vez, hoje só exibimos os disquinhos em que Argerich aparece (bem) acompanhada a executar precisamente música de câmara.

Martha Argerich celebra hoje o seu 66º aniversário.


CDs





Ludwig van Beethoven
Violin Sonatas - No.6, Op.30 No.1; No.7, Op.30 No.2; No.8, Op.30 No.3.
Gidon Kremer (violino), Martha Argerich (piano)
Deutsche Grammophon 445 652-2

Béla Bartók
Contrasts, Sz111.
Franz Liszt
Concerto Pathétique, S258.
Sergei Prokofiev
Quintet in G minor, Op.39.
Michael Collins (clarinete), Chantal Juillet (violino), Martha
Argerich, Nelson Freire (pianos), Richard Woodhams (oboé),
Isabelle van Keulen (viola)
EMI 5 56816-2

Ludwig van Beethoven
Violin Sonata No.9 in A, Op.47, "Kreutzer".
César Franck
Violin Sonata in A.
Itzahk Perlman (violino), Martha Argerich (piano)
EMI 5 56815-2

Robert Schumann
Andante and Variations, Op.46. Fantasiestück, Op.73.
Märchenbilder, Op.113. Piano Quintet, Op.44.
Martha Argerich, Alexandre Rabinowitch (pianos), Marie-Luise
Neunecker (trompa), Dora Schwarzberg, Lucia Hall (violinos),
Nobuko Imai (viola), Mischa Maisky, Natalia Gutman (violoncelos)
EMI 5 57308-2

Johannes Brahms
Piano Quartet No.1 in G minor, Op.25.
Robert Schumann
Fantasiestück, Op.88.
Martha Argerich (piano), Gidon Kremer (violino),
Yuri Bashmet (viola), Mischa Maisky (violoncelo)
Deutsche Grammophon 463 700-2

Ludwig van Beethoven
Triple Concerto in C, Op.56.
Robert Schumann
Piano Concerto in A minor, Op.54.
Martha Argerich (piano), Renaud Capuçon (violino),
Mischa Maisky (violoncelo)
Orchestra della Svizzera Italiana
Alexander Rabinovitch-Barakovski
EMI 5 57773-2

Sergei Prokofiev
Cinderella - Suite (arr. Pletnev).
Maurice Ravel
Ma mère l'oye.
Martha Argerich, Mikhail Pletnev (pianos)
Deutsche Grammophon 474 868-2


Internet

Martha Argerich
A Tribute to Martha Argerich / Wikipedia / Calouste Gulbenkian Foundation / Biographie, CDs und Konzertkritik

2 comentários:

  1. Sei que este não é o local para esta informação mas procurei um email e não encontrei...

    O Tónica Dominante mudou de url para:

    http://tonicadominante.blogspot.com/

    Agradeço a mudança do vosso link e desculpem o incómodo.

    Abraços, Paulo Bastos.

    ResponderEliminar
  2. Caro Paulo Bastos,

    Já procedi à alteração referida.


    Saudações,

    Heitor

    ResponderEliminar