26/10/2007

CDs #136: Scarlatti, Piano Sonatas

Apesar de se desconhecerem detalhes, pensa-se que Domenico Scarlatti (1685-1757) tenha recebido a (maior parte da) sua formação musical de membros da família, em particular de seu pai, Alessandro Scarlatti (1660-1725), um dos mais importantes compositores de ópera do barroco italiano. O que se sabe com absoluta certeza é que o pai procurou controlar a vida e carreira de Domenico para além do razoável, ao ponto de este ter-se visto forçado a interpor uma acção legal por forma a garantir (uma certa) independência.

Após passagens por Nápoles, Florença e Roma, onde foi maestro di cappella da Basílica Giulia e esteve ao serviço da exilada rainha polaca Maria Casimira e do Marquês de Fontes, embaixador português no Vaticano, Domenico Scarlatti mudou-se para Portugal, corria o ano de 1719. Veio para aqui a convite do rei D. João V (1689-1750) para ser mestre da capela real, ficando ainda incumbido de ensinar as artes musicais aos membros da família real, em particular à princesa Maria Bárbara (1711-1757).

Maria Bárbara mostrou ser uma excelente intérprete ao teclado, pelo que Scarlatti dedicou-lhe a maioria das cerca de 555 (!!!) sonatas que escreveu. Uma boa parte delas em Espanha, já que o compositor acompanhou Maria Bárbara quando ela para lá se mudou, em 1729, por via do casamento com o príncipe D. Fernando, filho de Filipe V de Espanha. Parece que a vida lá na corte dos nossos vizinhos era um bocado para o monótona, e então a futura raínha de Espanha, para se distrair, ia solicitando a Domenico Scarlatti um fornecimento quase contínuo de sonatas para teclado... Estas sonatas, além dos elementos italianos, mostram ainda a influência do floclore e dos ritmos populares espanhóis, que Scarlatti não perdeu a oportunidade de explorar.

E, no dia em que passam 322 anos sobre o nascimento de Domenico Scarlatti, eu também não perdi a oportunidade de o trazer de novo a este cantinho virtual, cumprindo uma promessa anteriormente feita
.




Domenico Scarlatti
Piano Sonatas.
Yevgeny Sudbin (piano)
BIS CD-1508
(2004)


Internet

Maria Bárbara
Portugal - Dicionário Histórico
/ Wikipedia

Domenico Scarlatti
Baroque Composers and Musicians / Classical Music Pages / Musicantiga.com.sapo.pt / Domenico Scarlatti

1 comentário:

  1. E fez muito bem em cumprir a promessa, pois, como de costume, trouxe-nos informação util.

    ResponderEliminar