12/07/2007

Concertos para Piano #7: Concerto para Piano, de Aram Khachaturian

A vida por vezes dá muitas voltas, até de 360º..., e aquilo que hoje parece absolutamente seguro amanhã poderá não o ser tanto; que o diga o compositor soviético Aram Khachaturian (1903-1978), durante muito tempo um dos favoritos do regime lá do sítio e, a partir de certa altura, uma das vítimas de eleição do já nosso conhecido Andrei Zhdanov (1896-1948). Esteve bem acompanhado, Khachaturian, por compositores tão conhecidos como Sergei Prokofiev (1891-1953) e Dmitri Shostakovich (1906-1975), igualmente sujeitos aos princípios rígidos do realismo socialista.

O caso de Khachaturian, porém, não deixa de ser curioso: é que dificilmente se encontrarão nas suas obras os ingredientes modernistas que tantas comichões provocavam aos zeladores culturais do regime. Daí muitos admitirem que as perseguições terão vindo mais pelas suas actividades no seio do Sindicato dos Compositores Soviéticos e menos pela música propriamente dita, que raramente fugiu aos ditames de Zhdanov & Companhia. Claro que o resultado final foi o mesmo: um decreto emitido por Zhdanov e a consequente proibição de algumas das suas obras.

Estes acontecimentos, marcantes na vida do compositor, aconteceram em 1948. Bem antes disso, em 1936, ainda Khachaturian não tinha terminado a pós-graduação no Conservatório de Moscovo, escreveu aquela que viria a ser uma das suas obras mais significativas: o Concerto para Piano, estreado pelo seu dedicatário, o pianista Lev Oborin (1907-1974) no dia 12 de Julho de 1937, passam hoje 70 anos. Oborin, refira-se, foi o primeiro vencedor do Concurso Internacional de Piano Frédéric Chopin, em Janeiro de 1927.


CDs



Aram Khachaturian
Piano Concerto. Gayaneh Suite. The Valencian Widow Suite.
Dora Serviarian-Kuhn (piano)
Armenian Philharmonic Orchestra
Loris Tjeknavorian
ASV CDDCA964
(1991, 1992, 1995)

Ludwig van Beethoven
Piano Concerto No.2 in B flat, Op.19.
Aram Khachaturian
Piano Concerto in D flat.
Dmitri Shostakovich
Preludes, Op.34 - No.5 in D; No.10 in C sharp minor; No.24 in D minor.
William Kapell (piano)
NCB Symphony Orchestra, Vladimir Golschmann
Boston Symphony Orchestra, Serge Koussevitzky
Dutton Laboratories CDBP9701


Internet

Aram Khachaturian
Virtual Museum of the great Armenian composer Aram Khachaturian / Classical Net / Wikipedia / Aram Khachaturian is 100 / Aram Khachaturian / Boosey & Hawkes

3 comentários:

  1. Ser proibido graças Jdanov é que é uma condecoração, e das grandes, daquelas que ficam para a posteridade.

    ResponderEliminar
  2. Caro Ricardo,

    É verdade, o homem não falhou nenhum dos grandes...


    Saudações,

    Heitor

    ResponderEliminar
  3. Ser proibido apesar de ter composto uma "Ode a Estaline" no auge do terror é um feito!
    O bailado "Gayaneh" também tem uma história singela: passa-se numa cooperativa agrícola e a camponesa heroína da história vem a casar com o chefe da dita cooperativa...

    ResponderEliminar