23/08/2007

CDs #130: Roslavets, Chamber Symphony, In the hours of the New Moon

A 6 de Novembro de 1927, em Leninegrado, teve lugar um concerto de celebração do 10º aniversário da Revolução de Outubro, durante o qual foram interpretadas (e estreadas) a cantata Outubro, de Nikolay Roslavets (1881-1944), a Sinfonia Nº2 de Dimitri Shostakovich (1906-1975) e a peça orquestral Iron Foundry, de Alexander Mosolov (1900-1973). Tudo obras dedicadas ao evento, evidentemente; a sinfonia de Shostakovich, por exemplo, leva como título "Dedicada a Outubro".

Lembram-se de, não há muito tempo, aqui ter falado de um célebre compositor russo, hoje quase esquecido? Pois aqui vai mais um, igualmente russo (nascido naquilo que é hoje a Ucrânia): Nikolay Roslavets, de que (muito) provavelmente nunca ouviram falar, mas que, e cito do livrinho que acompanha o disco de que hoje aqui se fala, "(...) emergiu como uma das mais fascinantes figuras da música russa da primeira metade do século XX". Adepto da modernidade, promoveu e apoiou diversos concertos da 2ª Escola de Viena, apesar de se ter mantido completamente independente dela e de ter desenvolvido a sua própria forma de composição serial. Seguramente que tais modernidade lhe teriam que trazer complicações, e as autoridades russas, mais uma vez, não desiludiram; a sua música "não era do proletariado", mas antes "arte burguesa", e a vigilância das autoridades levou a que, a partir de meados da década de 1920, Roslavets começasse a compor para os proletários, de que resultaram inúmeras canções, geralmente descritas como horríveis. Mas sempre eram ao gosto de quem mandava...

A principal obra presente neste disco é a Sinfonia de Câmara, e foi por ele composta entre Maio de 1934 e Fevereiro do ano seguinte, sendo esta a primeira vez que aparece em disco. Isto porque se desconhecia a sua existência até à recente descoberta do manuscrito, e da sua publicação em 2005. Como fonte inspiradora, teve a Primeira Sinfonia de Câmara, de Arnold Schoenberg (1874-1951), um dos membros da referida 2ª Escola de Viena.

Nikolay Roslavets faleceu há 63 anos, no dia 23 de Agosto de 1944.




Nikolay Roslavets
Chamber Symphony. In the hours of the New Moon.
BBC Scottish Symphony Orchestra
Ilan Volkov
Hyperion CDA67484
(2004, 2005)


Internet

Nikolay Roslavets
IRCAM / Wikipedia / Answers.com / Naxos

Sem comentários:

Enviar um comentário