17/08/2007

Lugares #162

À terceira foi de vez! Depois de duas tentativas frustradas, em Agosto de 2005 e em Agosto de 2006, acabámos por ter sucesso em Julho de 2007, e lá conseguimos visitar a Casa-Estúdio Carlos Relvas, transformada em museu do grande fotógrafo da segunda metade do século XIX.



Talvez como reconhecimento da nossa persistência (teimosia), tivemos a honra de inaugurar o... livro de honra. Não porque tenhamos sido os primeiros a visitar a casa-museu, mas pelo simples facto de o livro apenas ter chegado naquele dia... E lá ficaram todas as nossas assinaturas a encimar a primeira página, incluindo a do puto, que ainda não saber ler nem escrever...




Para aqueles que ainda estejam eventualmente a hesitar em dar lá um salto, deixo aqui a apresentação de Carlos Relvas, conforme aparece n'O Portal da História:

"Fidalgo da Casa Real, comendador da ordem de Nossa Senhora da Conceição do Vila Viçosa, opulento lavrador e proprietário na Golegã. 0 seu nome completo era Carlos Augusto Mascarenhas Relvas de Campos, sendo, porém, conhecido mais vulgarmente só pelo nome abreviado de Carlos Relvas.

Era uma das figuras mais simpáticas de Portugal, no seu tempo, admirado pela sua elegância, perícia e arte, como cavaleiro e toureiro amador, pelo seu delicado talento artístico de fotógrafo, um distintíssimo sportman".


Internet

Carlos Relvas
Câmara Municipal da Golegã / Câmara Municipal da Golegã / Portugal - Dicionário histórico / Wikipédia / Ecos do Ribatejo

Sem comentários:

Enviar um comentário