24/09/2007

Lugares #166

A freguesia de Santo Estêvão terá actualmente pouco mais de 6 centenas de habitantes não sendo, seguramente, das mais conhecidas do concelho de Chaves. Em tempos idos foi, contudo, dos locais mais badalados, envolvido em desaguisados com os mouros, dotes reais, casamentos não menos nobres e habitantes dos mais ilustres, com o castelo como denominador comum de tão relevantes acontecimentos.




Isso são histórias que remontam à fundação de Portugal. Hoje do castelo nada resta, existindo apenas nesse local uma torre senhorial, de que há dúvidas de que alguma vez dele tenha feito efectivamente parte. E logo ali pegadinha a essa torre encontra-se a Quinta de Santa Isabel, o nosso feliz pouso do último fim-de-semana e o pretexto para esta prosa. Começa a ser um hábito, aliás: com a desculpa das maratonas ciclísticas do chefe da família, o agregado muda de ares e dedica-se afincadamente a outras actividades, não tanto desportivas, mas nem por isso menos apelativas, tais como preguiçar e nada fazer. Sem esquecer a vertente gastronómica, claro, fundamental para a boa harmonia familiar!


Internet

Santo Estêvão
Website da Vila de Santo Estêvão / Guia do Lazer / Freguesia de Santo Estêvão / Castelos de Portugal / IPPAR / Wikipédia / Quinta de Santa Isabel

Sem comentários:

Enviar um comentário