15/10/2007

CDs #133: Nash Ensemble, Beethoven, Mendelssohn

A precocidade de Felix Mendelssohn (1809-1847) já foi aqui anteriormente mencionada, quando trouxemos a este canto o Sonho de Uma Noite de Verão. Posteriormente voltámos a falar deste compositor alemão, nessa altura para abordar as últimas obras que compôs. Onde se incluiu o oratório Elijah, de que se falará noutra altura a propósito de um outro disco.

Voltando à precocidade, refira-se que cedo o banqueiro Abraham Mendelssohn (1776-1835) se apercebeu dos dotes musicais dos seus 4 filhos, em particular dos de Felix. Este, na verdade, exibia múltiplos talentos além dos musicais, desde a equitação às línguas antigas, passando pela matemática e pela... dança. Dinheiro era um bem pouco escasso naquela freguesia, pelo que Abraham lhes providenciou os mais reputados professores, com destaque para o de composição, Carl Zelter (1758-1832), amigo pessoal de Goethe (1749-1832).

Em 1825 a família Mendelssohn mudou-se para o Palácio Recksche, geralmente descrito como uma sumptuosa mansão, no número 3 da Leipziger Strasse, em Berlim. Aí começam a ter lugar os Domingos musicais, tornando o lar Mendelssohn um dos pontos mais importantes da cena musical da cidade. A primeira peça lá tocada foi um octeto escrito por Felix Mendelssohn, e que foi dedicado ao violinista e professor Eduard Rietz (1802-1832), por quem tinha uma particular admiração. Terminado há 182 anos, em Outubro de 1825, foi estreado poucos dias depois pelo dedicatário.

Esta foi sempre uma das obras favoritas do seu autor, tendo recebido ainda rasgados elogios de Robert Schumann (1810-1856), que sobre ela afirmou: "Nem nos tempos antigos, nem nos nossos dias, se encontra uma perfeição maior num mestre tão jovem". (*)

(*) Guia da Música de Câmara, de François-René Tranchefort, edição de Outubro de 2004




Ludwig van Beethoven
Clarinet Trio in B flat, Op.11.
Felix Mendelssohn
Octet in E flat major, Op.20.
Nash Ensemble
Wigmore Hall Live WHLive0001
(2005)


Internet

Felix Mendelssohn
Felix Mendelssohn / Classical Music Pages / Wikipedia / Naxos / The Symphony / The John F. Kennedy Center for the Performing Arts

2 comentários:

  1. Boa noite
    Acabei de me mudar e estou aqui mesmo ao lado
    A minha morada é http://ochiado.blogspot.com/
    E estou ao dispor.

    ResponderEliminar
  2. Caro João,

    Olhe que eu sempre prezei as boas relações com a vizinhança, pelo que já efectuei várias visitas de cortesia ao seu blogue. Veja lá que até já para ele estabeleci uma ligação directa...

    Saudações,

    Heitor

    ResponderEliminar