16/11/2007

CDs #141: Paul Hindemith performs Hindemith

Entre 1934 e 1935 o compositor alemão Paul Hindemith (1895-1963) andou às voltas com a ópera Mathis der Maler. Ele mesmo escreveu o libreto, numa aventura literária inédita para Hindemith, até aí não muito dado às coisas da escrita. Os nazis, por seu lado, não eram muito dados às modernidades musicais, sendo especialmente adversos a tudo o que fosse atonal. Daí até perseguirem Hindemith e apelidarem-no de bolchevique atonal foi um pequeno passo; do restante caminhar resultou, por exemplo, a proibição da ópera, que apenas iria ser estreada em Maio de 1938, e em Zurique.

Como é sabido, Hindemith extraiu uma sinfonia dessa ópera, obra de que já aqui anteriormente falámos.
Há boas razões para acreditar que dessa ópera não resultou apenas a extracção de uma sinfonia; na verdade, logo de seguida o compositor começou a trabalhar no Concerto para Viola e Pequena Orquestra, Der Schwanendreher, e onde utilizou algumas das melodias populares que tinha recolhido aquando do trabalho de investigação efectuado para Mathis der Maler. Hindemith, para justificar a introdução de tais melodias, deu um argumento à obra: um tocador de rabeca (instrumento medieval, antecessor do violino), em aprazível companhia, toca as músicas que foi ouvindo durante as suas viagens, "ornamentando e improvisando de acordo com as suas capacidades", nas palavras do próprio Hindemith. A estreia teve lugar em 1935 no Concertgebouw, em Amesterdão, com a orquestra de câmara (desprovida de violinos e violas) dirigida pelo maestro holandês Willem Mengelberg (1871-1951).

Neste CD a direcção da orquestra está a cargo do próprio Hindemith, que ainda toca a viola, e de quem hoje se assinala o 112º aniversário do nascimento.




Paul Hindemith performs Hindemith
Symphony: Mathis der Maler.
Der Schwanendreher, Concerto for Viola and Small Orchestra.
Violin Concerto.
Paul Hindemith (viola), Henry Merckel (violino)
Berlin Philharmonic Orchestra, Arthur Fiedler's Sinfonietta
Paul Hindemith
Orchestre de l'Association des Concerts Lamoureux
Roger Désormière
Dutton CDBP 9767


Internet

Paul Hindemith
Hindemith Foundation / Wikipedia / Classical Music Pages / Classical Net / Naxos

Sem comentários:

Enviar um comentário