25/11/2007

Lugares #170

1 ano atrás andei pelos lados de Marialva e Penedono e, na altura, deixei em aberto a possibilidade de um dia mais tarde voltar aquelas bandas. Tal veio mesmo a acontecer, e pelo mesmo motivo, só que, desta vez, apenas tive a oportunidade de ir a Penedono, tendo assim ficado meia promessa por cumprir... Só que Penedono é uma terra extraordinária, velha de muitos séculos, que nos é apresentada pelo respectivo município de uma forma simultaneamente sucinta e deliciosa: "Por aqui erraram, pilhando haveres e aniquilando vidas, hordas de povos bárbaros, alanos, vândalos, suevos e godos, oriundas do leste europeu".

Dos vários edifícios que sobraram do antigamente destaca-se o castelo, de que se desconhece com exactidão a data em que foi erguido, mas de que se sabe ter sido quase integralmente reconstruído no século XIV. Dizem os entendidos que se tratava de um castelo-paço mas, para os leigos como eu, não passa de um simples e belo castelo; é que, actualmente, ele limita-se a ter umas paredes em pé terminadas com torres rectangulares, não havendo vestígios do paço senhorial que terá existido no seu interior.




Vamos lá a ver se para o ano calha então a vez de finalmente visitar Marialva e o respectivo castelo...


Internet

Penedono
Câmara Municipal de Penedono / IPPAR / Associação Nacional de Municípios Portugueses / Wikipédia / DouroNet / Janela na Web / GuiaDaCidade.com

Sem comentários:

Enviar um comentário