06/11/2008

Óperas #17: Adriana Lecouvreur, de Francesco Cilea

Adrienne Lecouvreur (1692-1730) foi uma popular actriz francesa, especialmente notada pela forma natural como representava, e cuja morte, eventualmente antecipada por questões passionais, continua ainda envolvida em mistério. Popularidade qb, tradégia e mistério, estavam lá todos os ingredientes para uma ópera verista (ver este texto), e Francesco Cilea (1866-1950) não perdeu a oportunidade. Sobre a vida da senhora já Eugène Scribe (1791-1861) e Ernest Legouvé (1807-1903) tinham escrito uma peça de teatro, estreada em Paris em 1849, e foi nela que o libreto para a ópera Adriana Lecouvreur se baseou.

Esta ópera acabaria mesmo por ser a de maior sucesso do compositor, e a única obra por que Cilea ainda é hoje conhecido. Cigna, a primeira ópera que escreveu, teve algum, não demasiado, sucesso. A que se seguiu, La Tilda, estreada em 1892, foi um acabado falhanço. Cinco anos passados e Cilea estreou L'Arlesiana, baseada na peça de Daudet para a qual Bizet escreveu a música de cena (ver este texto
de Junho de 2005); aqui os resultados já foram melhores, para eles tendo igualmente contribuído a participação do tenor Enrico Caruso (1873-1921). Mais 5 anos em cima e, a 6 de Novembro de 1902, acontece então a estreia de Adriana Lecouvreur, com Angelica Pandolfini (1871-1959) no papel principal e de novo Caruso, aqui como conde da Saxónia.

Cilea escreveria ainda mais duas óperas: Gloria, estreada em 1907 por Arturo Toscanini (1867-1957), só sobreviveu a duas récitas, e Il matrimonio selvaggio não chegou sequer a ser estreada. O suficiente para Cilea ter desistido quase completamente da composição, dedicando-se, nos 43 anos que ainda viveu, ao ensino, nos Conservatórios de Palermo e de Nápoles.


CDs



Francesco Cilea
Adriana Lecouvreur.
Carla Gavazzi, Giacinto Prandelli, Miti Truccato Pace,
Saturno Meletti, Plinio Clabassi, Aldo Bertocci, Pasquale
Lombardo, Tommaso Soley, Loretta di Lelio, Jone Farolfi
Coro di Milano della RAI
Orchestra Lirica
Alfredo Simonetto
Warner Fonit Cetra 8573 87480-2
(1951)

Francesco Cilea
Adriana Lecouvreur.
Renata Scotto, Plácido Domingo, Sherril Mines,
Elena Obraztsova
Ambrosian Opera Chorus
Philharmonia Orchestra
James Levine
Sony M2K79310

Francesco Cilea
Adriana Lecouvreur.
Angelo Mercuriali, Dora Carral, Fernanda Cadoni,
Giovanni Foiani, Giulio Fioravanti, Franco Ricciardi,
Silvio Maionica, Renata Tebaldi, Mario del Monaco
Santa Cecilia Academy Chorus and Orchestra
Franco Capuana
Decca 430 256-2
(1961)


Internet

Adrienne Lecouvreur
Wikipedia
/ Maurice of Saxony and Adrienne Lecouvreur / The Columbia Encyclopedia

Francesco Cilea
Opera Italiana / Wikipedia / Karadar Classical Music / Francesco Cilea

4 comentários:

  1. tal como na literatura, tambem na música... é impossível conhecer tudo.A biblioteca é tão vasta que nos aumenta a ignorância...

    abraço

    ResponderEliminar
  2. E depois há a gravação ao vivo com Caballé, Carreras e Cossotto. Foi com ela que conheci a história de Adrienne Lecouvreur.

    ResponderEliminar
  3. Caro Paulo,

    Grato pela sugestão. Tenho estado fora, daí só agora ter lido os comentários.


    Saudações,

    Heitor

    ResponderEliminar