12/12/2007

Questionários #2

O Nuno Guerreiro desafia-me a listar os meus 5 filmes. Tarefa ingrata, esta, em que basta mudar ligeiramente o critério para que a lista inicial deixe de fazer qualquer sentido. Adiante.

Há bastantes anos atrás nós, eu e um grupo de amigos, todos ainda estudantes, tínhamos o hábito, saudavelmente mantido durante bastante tempo, de ver um filme por semana, sempre ao Sábado à noite. Havia na altura, no Porto, um punhado de salas de cinema que exibiam regularmente bons filmes, e estou-me a lembrar, por exemplo, da Sala Bebé, do Passos Manuel, do Trindade, do Nun'Álvares, do Pedro Cem. Desse tempo, e já lá vão mais de duas décadas, ficaram-me na memória alguns filmes, por uma razão ou por outra. São filmes que considero que de alguma forma me marcaram, e de que menciono então 5:

Stranger Than Paradise, de Jim Jarmusch
Full Metal Jacket, de Stanley Kubrick
À Nos Amours, de Maurice Pialat
Il Decameron, de Pier Paolo Pasolini
Die Ehe der Maria Braun, de Rainer Werner Fassbinder

Tarefa concluída, passo o desafio para: o Almocreve das Petas, o Carlos Araújo Alves, o Virgílio Marques, o José Pimentel Teixeira e o João Galamba de Almeida.

5 comentários: