05/01/2008

CDs #147: Michelangeli, The Warsaw Recital

Está visto que 1955 foi, do ponto de vista musical, um ano vintage. A prová-lo, os discos que tenho estado a ouvir (repetidamente...) nos últimos tempos, com gravações efectuadas nesse ano: do Festival de Bayreuth, com Joseph Keilberth (1908-1968) a dirigir um dos ciclos mais notáveis de sempre de Richard Wagner (1813-1883), e de Varsóvia, onde o pianista italiano Arturo Benedetti Micheangeli (1920-1995) deu um dos seus (pouco frequentes) recitais. É que, conforme aqui foi dito há 2 anos atrás, cancelamentos de concertos era o pão nosso de cada dia no que a este pianista dizia respeito, pelos vários problemas de saúde de que padecia.

Por outro lado, Michelangeli dedicava-se a inúmeras actividades, nem todas necessariamente relacionadas com a música, entenda-se. Mas, nas décadas de 1950 e 1960 , dedicou muito do seu tempo ao ensino o que, somado aos constantes rumores sobre o seu estado de saúde, fez com que a sua aceitação para fazer parte do júri do 5º Concurso Chopin de Varsóvia fosse recebida com enorme júbilo. Imagine-se então quando o pianista manifestou ainda a sua disponibilidade para dar um recital a solo e tocar ainda num concerto sinfónico! Refira-se que em 2º lugar no concurso desse ano ficou Vladimir Ashkenazy (1937-), o único dos premiados a ter uma carreira internacional de sucesso, tanto como pianista, primeiro, como maestro, uns anos depois.

Alguém teve o bom senso de registar o recital, de que resultou este disco editado pela altara em 2005. E eu tive o bom senso de o comprar e de o voltar a ouvir hoje, dia em que passam 88 anos sobre o nascimento de Michelangeli, no dia 5 de Janeiro de 1920.




Domenico Scarlatti
Sonata in C minor, Kk11. Sonata in D minor, Kk9.
Sonata in A major, Kk322. Sonata in B minor, Kk27.
Ludwig van Beethoven
Piano Sonata No.3 in C major, Op.2 No.3.
Frederic Chopin
Waltz in E flat major KK IVa No.14.
Robert Schumann
Faschingsschwank aus Wien, Op.26.
Claude Debussy
Hommage à Rameau (Images, Book 1).
Federico Mompou
Canción y danza No.1.
Arturo Benedetti Michelangeli (piano)
Antara ALT 1005


Internet

Arturo Benedetti Michelangeli
Arturo Benedetti Michelangeli / Arturo Benedetti Michelangeli / brescia scienza / Wikipedia / Festival Pianistico Internazionale Arturo Benedetti Michelangeli

3 comentários:

  1. Para já não referir a re-abertura da Opera de Viena com Fidélio e um cast difícil de imaginar ... Modl, Dermota, Schoffler, Weber dirigidos por Karl Bohm ... tudo em 1955!

    ResponderEliminar
  2. E, ainda em 1955, Lucia di Lammermoor em Berlim: Callas, Di Stefano, Karajan.

    As colheitas no Douro também não hão-de ter sido más. Foi um ano vintage.

    Saudações.

    ResponderEliminar
  3. É verdade, e já para não falar das Variações Goldberg por Glenn Gould, também gravadas em 1955. Que ano!


    Saudações,

    Heitor

    ResponderEliminar