16/01/2008

CDs #149: Bruno Walter Conducts Mahler

O maestro de origem alemã Bruno Walter (1876-1962) é indubitavelmente um dos meus preferidos, para o que em muito terá contribuído a sua relação estreita com o grande sinfonista Gustav Mahler (1860-1911). Relação essa que começou em Hamburgo em 1894, quando Walter para lá foi como regente do coro da ópera dessa cidade, e onde teve a oportunidade de trabalhar pela primeira vez com Mahler; 7 anos depois voltariam a trabalhar juntos, quando Walter aceitou o convite do compositor para ser seu assistente em Viena, colaboração que se manteria até aos finais da década de 1900, altura em que Mahler partiu para outras paragens. A ligação de Walter com a música de Mahler manter-se-ia, contudo, e o maestro viria ainda a estrear duas obras após a morte de Mahler, ocorrida em 1911: O Canto da Terra e a Sinfonia Nº9.

A referida Sinfonia Nº9 foi estreada por Bruno Walter em Viena, no dia 26 de Junho de 1912. Há 70 anos, no dia 16 de Janeiro de 1938, Walter interpretou de novo esta sinfonia, no Musikverein de Viena, concerto que um dos pioneiros das gravações de música erudita com o fonógrafo, Fred Gaisberg (1873-1951), se encarregou de registar. Gravação a todos os títulos histórica, por termos Walter à frente da Orquestra Filarmónica de Viena, e por se estar em vésperas de novo grande conflito, a apenas um par de meses de a Alemanha anexar a Áustria. Walter, de origem judia, vir-se-ia forçado a partir, primeiro para França e posteriormente, em 1939, para os Estados Unidos. Exílio de forma alguma inesperado, se nos lembrarmos de que já em 1933 tinha tido problemas com as autoridades nazis, que lhe cancelaram 2 concertos pelas suas raízes erradas... Voltaria a Viena apenas após o fim do conflito, em 1945.

Esta gravação, original da editora His Master's Voice (HMV), foi reeditada pela Dutton em 2001, e é essa edição que por aqui revoluciona furiosamente.




Bruno Walter conducts Mahler
Symphony No.9 in D minor.
Vienna Philharmonic Orchestra
Bruno Walter
Dutton CDBP9708


Internet

Bruno Walter
The Bruno Walter Memorial Foundation / Sony Classical / Bach Cantatas Website / Wikipedia

2 comentários:

  1. Subscrevo inteiramente o que diz. Gostava - se me permite a ousadia de sugerir também uma outra gravação histórica de 1951 "Canção da Terra" uma das outras obras que Mahler já não pode estrear e que foi primeiramente dirigida por Bruno Walter também com a Filarmónica de Viena e a grande amiga de Bruno Walter Kathleen Ferrier. Alias levando a ousadia ao extremo - perdoe a intrusão de um amador - recomendava também a quem gosta de Bruno Walter as ultimas gravações de Kathleen Ferrier e em particular "Um Mitternacht". Desculpem o post longo mas na verdade esta é uma "corda" que me toca muito ...

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelas sugestões, até porque não tenho qualquer dos discos que refere...


    Saudações,

    Heitor

    ResponderEliminar