09/01/2008

Quartetos de Cordas #5: Quarteto de Cordas Nº4, de Arnold Schoenberg

Há pouco tempo referimos por estas páginas que a norte-americana Elizabeth Sprague Coolidge (1864-1953) foi uma importante patrona da música da primeira metade do século XX em geral, e da música de câmara em particular.

Um dos compositores beneficiados foi o austríaco (de nascimento) Arnold Schoenberg (1874-1951) que, na segunda metade da década de 1920, recebeu uma encomenda de que resultariam os seus quartetos de cordas nºs 3 e 4. Uma atitude corajosa da senhora, é bom que se diga, dados os antecedentes de Schoenberg no género: o primeiro quarteto que escreveu tinha sido vaiado em Viena, cidade natal do compositor, aquando da estreia, a 5 de Fevereiro de 1907, tendo a estreia do segundo, uma das suas primeiras aventuras atonais, sido o mais completo desastre, com as madames em sobressalto a enfiar os dedinhos nas orelhas e os cavalheiros um bocado perdidos no meio da confusão.

Ambas as estreias tinham tido lugar em Viena e, apesar de na altura da referida encomenda Schoenberg viver em Berlim, mostra bem que Sprague Coolidge não se tinha deixado impressionar pelas reacções negativas de então. O Quarteto de Cordas Nº4 foi composto entre Abril e Julho de 1936, já se encontrava Schoenberg nos Estados Unidos, país onde se tinha finalmente estabelecido depois de ter abandonado Berlim em 1933, pelos habituais problemas com as autoridades nazis. A estreia, ocorrida em Los Angeles no dia 9 de Janeiro de 1937, passam hoje 71 anos, contou com a interpretação do Quarteto Kolisch, que tinha sido formado em Viena em 1922 com o principal objectivo de tocar as obras de Schoenberg. A sua estreita associação a este compositor fez com que os seus membros, que se encontravam em Paris aquando da anexação da Áustria pela Alemanha, se vissem compelidos a procurar ares mais respiráveis, o que viria a tornar possível o reencontro com Schoenberg , em Los Angeles. Schoenberg, refira-se, tinha por este quarteto uma enorme admiração.


CD



Arnold Schoenberg
String Quartets Nos.1-4.
Kolisch Quartet
Archiphon ARC-103/4


Internet

Arnold Schoenberg
Arnold Schoenberg Center / Classical Music Pages / G. Schirmer Inc. / The Music Chamber / W. W. Norton & Company / Wikipedia / Naxos

Sem comentários:

Enviar um comentário