29/01/2008

Violinistas #8: Fritz Kreisler (1875-1962)

O austríaco de nascimento Fritz Kreisler tinha um talento fora do comum para tocar violino, o que fez com que a sua técnica parecesse incólume às várias mudanças de rumo que, em determinado período, a sua vida foi sofrendo. Nos finais da década de 1880, depois de uma bem sucedida turné pelos Estados Unidos, viu recusada a sua pretensão de ingressar na Orquestra Filarmónica de Viena, o que o levou a abandonar a música e a procurar seguir medicina. Na senda da tradição familiar, pois o seu pai era um conceituado cirurgião. Uns anos depois, deixou a área da saúde e regressou à das artes, só que pela porta da... pintura. Andou por Paris e Roma a procurar aperfeiçoar o dom; coisa de pouca duração, contudo, tendo-se virado algum tempo depois para as artes da... guerra, alistando-se para o efeito no exército. A aventura bélica durou cerca de um ano, após o que decidiu regressar às origens e voltar a pegar no violino. Tinham-se passado entretanto cerca de 10 anos, e para este regresso, no ano de 1899, Fritz Kreisler necessitou de um prolongado período de preparação, de exactamente 8... semanas.

Entre 1901 e 1903 fez várias turnés nos Estados Unidos, que marcaram o início do reconhecimento internacional daquele que viria a ser um dos violinistas mais marcantes da primeira metade do século XX. No final da primeira década desse século Kreisler estrearia o Concerto para Violino de Edward Elgar (1857-1934). Deu concertos públicos até 1947, com alguns interregnos pelo meio devido às duas grandes guerras, tendo falecido em Nova Iorque no dia 29 de Janeiro de 1962, passam hoje 46 anos.

Há uma pequena curiosidade no disco abaixo listado, pela presença de Arnold Rosé (1863-1946) ao lado de Kreisler: é que foi Rosé o responsável pela referida não entrada do nosso amigo para a Filarmónica de Viena...


CD



The Great Violinists
Recordings from 1900-1913.
Joseph Joachim, Engène Ysaÿe, Pablo de Sarasate,
Stanislaw Barcewicz, Bernhard Dessau, Paul Viardot,
Arnold Rosé, Henri Marteau, Fritz Kreisler, Jan
Kubelík, Willy Burmester, Jacques Thibaud, Marie Hall,
Franz von Vécsey, Joseph Szigeti, Karol Gregorowicz
Testament SBT21323


Internet

Fritz Kreisler
Legendary Violinists / Fritz Kreisler Wettbewerb / Guild Music / Wikipedia / Naxos

1 comentário:

  1. As músicas de Kreisler não têm comparação, são unicamente especiais =)

    ResponderEliminar