14/02/2008

Compositores #87: Fernando Sor (1778-1839)

Em 1807, indiferente às conversações que simpaticamente mantinha com Espanha para a partilha de Portugal, Napoleão Bonaparte (1769-1821) decidiu-se por invadir este nosso rectângulo. Insatisfeito com tal proeza, no ano seguinte atacou os... espanhóis; do mal o menos, diremos nós, que com as guerras dos outros podemos bem... Muitos espanhóis opuseram-se tenazmente ao invasor mas alguns, após a derrota do exército do seu país, acomodaram-se. Ou, como alguns dirão, fizeram pela vida e encostaram-se aos franceses. O problema veio depois, em 1813, quando os nossos vizinhos ibéricos conseguiram escorraçar os invasores franceses. Muitos dos espanhóis afrancesados tiveram igualmente que dar à sola...

Um deles foi o compositor e notável guitarrista Fernando Sor, que nesse ano de 1813 se mudou de armas e bagagens para Paris. Nunca mais poria os pés em solo pátrio... Salvo uma estadia londrina de cerca de 8 anos, entre 1815 e 1823, uma viagem à Rússia que se lhe seguiu de imediato, e umas quantas, poucas, viagens de curta duração, Sor faria da capital francesa o seu poiso definitivo, e aí faleceria em Julho de 1839.

Apesar de ter escrito música sinfónica e de câmara, apenas a sua música para guitarra sobreviveu, do ponto de vista de ser regularmente interpretada. Como o foi, por exemplo, por outro extraordinário guitarrista, também espanhol, que já passou por estas bandas: Andrés Segovia (1893-1987).

Fernando Sor nasceu há 230 anos, em Fevereiro de 1778, não havendo certezas absolutas quando ao dia exacto em que o feliz evento terá ocorrido.


CDs



Fernando Sor
Introduction and Variations, Opp.26-28.
12 Studies, Op.29. Fantasia No.7, Op.30.
Jeffrey McFadden (guitarra)
Naxos 8.553451
(1995)

Julian Bream
Works by Manuel de Falla, Fernando Sor, Federico Moreno Torroba,
Joaquin Turina & Heitor Villa-Lobos.
Julian Bream (guitarra)
Westminster Legacy 471 236-2


Internet

Fernando Sor
Naxos / Classical Net / Wikipedia / Karadar Classical Music / Fernando Sor / Solo Guitarist Network

4 comentários:

  1. É verdade!

    O que é que se passa com o Pensador Selvagem?! Não se consegue aceder a nenhum dos blogues lá alojados. E logo hoje, que é Sábado...


    Saudações,

    Heitor

    ResponderEliminar
  2. Aconselho igualmente uma "visita" a Filomena Moretti.
    Sublime.

    ResponderEliminar
  3. sempre achei "piada" a este Napoleão, era danado para a brincadeira... já um vizinho meu tambem gosta tanto das aventuras dele que até deu ao cão o nome dele...só que não dobra a pata ao peito.

    ResponderEliminar