26/03/2008

SACDs #17: Beethoven, Piano Sonatas

O ano de 1802 foi especialmente difícil para Ludwig van Beethoven, que chegou mesmo a escrever um documento, destinado aos seus irmãos, em que, entre outras coisas, os informava da sua intenção de se suicidar. Esse documento, escrito em Outubro desse ano, ficou conhecido como o Testamento de Heiligenstadt, pelo facto de na altura o compositor se encontrar na localidade com aquele nome, não muito distante de Viena. Foi, apesar de tudo, uma época bastante produtiva, em que compôs a Sinfonia Nº2, começou a esboçar a Sinfonia Nº3, e escreveu ainda um oratório, Christus am Ölberge, e uma ópera, Fidelio.

Não muito tempo depois, em 1804, Beethoven iniciou a composição da Sonata Nº23 para Piano, que só lá para 1838 ganharia o título por que hoje é universalmente conhecida, Appassionata, atribuído pelo editor Cranz, de Hamburgo, aquando da publicação de uma versão para quatro mãos. Terminada em 1805 ou 1806, foi publicada em Fevereiro de 1807 e dedicada ao conde Franz von Brunswick, irmão de Thereza, por quem Beethoven teve uma paixoneta. A Appassionata é uma das grandes sonatas para piano que pertencem ao chamado período médio do compositor, em conjunto com a Sonata Nº21, Waldstein, e a Sonata Nº26, Les Adieux.

É também uma das 3 sonatas que constam deste excelente disco da pianista canadiana Angela Hewitt que, nas palavras da própria, procurou apresentar uma sonata popular, precisamente a Appassionata, em conjunto com uma menos conhecida, no caso a nº4, e uma favorita dos estudantes de piano, a nº7. As gravações foram efectuadas em Itália em Setembro de 2005, um mês e pouco antes do recital que deu na Casa da Música, a que tive a felicidade de assistir.

Foi num dia 26 de Março, de 1778, que Beethoven se apresentou pela primeira vez em público, com apenas 7 anos de idade. Foi também num dia 26 de Março, mas de 1827, que Beethoven faleceu, passam hoje 181 anos.




Ludwig van Beethoven
Piano Sonata No.7 in D major, Op.10 No.3.
Piano Sonata No.4 in E flat major, Op.7.
Piano Sonata No.23 in F minor, "Appassionata", Op.57.
Angela Hewitt (piano)
Hyperion SACDA67518
(2005)


Internet

Ludwig van Beethoven
Classical Music Pages / Ludwig van Beethoven's website / All About Beethoven / The Unheard Beethoven / Mad about Beethoven / Raptus Association / Classical Net / Essentials of Music / Wikipedia / Ludwig van Beethoven

3 comentários:

  1. Não conhecia o CD! Também eu comemorei Beethoven no meu "canto" ;)

    Uma boa noite, Moura Aveirense

    ResponderEliminar
  2. Excelente post como sempre! Eu também como não poderia deixar de ser ... com a nona e com a gravação histórica de Bernstein - sei que talvez não a melhor musicalmente mas para mim com um significado que é a cara de Beethoven.

    ResponderEliminar
  3. Angela Hewitt já lançou entretanto um segundo volume com sonatas de Beethoven (Hyperion SACDA67605). Se estiver ao nível do primeiro (ainda não o tenho) só pode ser calorosamente recomendado...

    Saudações,

    Heitor

    ResponderEliminar