15/04/2008

Lugares #175

Lovelhe é uma pequena freguesia, com poucas centenas de habitantes, pertencente ao concelho de Vila Nova de Cerveira, distrito de Viana do Castelo. Ponto estratégico importante, junto ao rio Minho, lá foi construído um forte, cujas obras se iniciaram em 1642. Uma consequência directa, portanto, da Guerra da Restauração, e do desejo pátrio de manter os espanhóis longe da vista. A construção prolongou-se por 21 anos e, apesar de a sua localização ser geralmente considerada mais favorável do que a da fortaleza de Vila Nova de Cerveira, a verdade é que cerca de 1 século depois se encontrava sem qualquer guarnição e num estado geral pouco recomendável.

Em 1797 foi providenciada a sua reconstrução e guarnecimento, mesmo a tempo de o preparar para as invasões francesas, que teriam lugar uma década depois. Se bem se lembram, a dessas invasões fez-se pelo norte, através da travessia do rio Minho, e as tropas invasoras só não prosseguiram como previsto até ao Porto e depois até Lisboa pela resistência que encontraram, principalmente em Caminha e em Vila Nova de Cerveira, tendo mesmo sido forçados a dar meia-volta, reentrando posteriormente por Chaves.




No meio das trocas de mimos, contudo, os franceses lograram despejar um engenho explosivo no interior do Forte de São Francisco, que é esse o nome do forte de Lovelhe, destruindo-o parcialmente. Os portugueses, sempre preocupados com as gerações vindouras, nunca mais lhe tocaram, o que nos permite, 200 anos depois, ver in loco o estado em que os franceses o deixaram. Visionário, este povo luso, até quando vota o seu património ao mais completo abandono...


Internet

Lovelhe
IPPAR / Freguesias de Portugal / Wikipedia

Sem comentários:

Enviar um comentário