06/04/2008

Sinfonias #26: Sinfonia Nº1, de Witold Lutoslawski

Witold Lutoslawski (1913-1994) é geralmente apresentado como um dos grandes nomes da música polaca da 2ª metade do século XX, e se não o é em relação à primeira tal se deve em grande parte às autoridades nazis. A invasão da Polónia pelos alemães no início de Setembro de 1939, que marcou o início da II Grande Guerra, trouxe com ela, além de todos os outros males, a instalação de um regime censório, especialmente vigilante no que respeitava às artes em geral e às musicais em particular. Lutoslawski foi mobilizado logo no início da guerra e feito prisioneiro pouco depois, tendo logrado evadir-se e regressado a Varsóvia. Consta que tal foi feito a pé, numa passeata aí de uns 400 quilómetros...

A primeira obra orquestral de Lutoslawski, as Variações Sinfónicas, tinha sido composta em 1938 e estreada em Junho do ano seguinte, poucos meses antes do despoletar do conflito mundial. Por essa altura o compositor já tinha iniciado a composição da Sinfonia Nº1, processo entretanto interrompido e retomado mais tarde, já a guerra se aproximava do seu termo. Terminada em 1947, a sinfonia seria estreada no dia 6 de Abril de 1948, passam hoje 60 anos, naquilo que foi desde logo considerado como um notável acontecimento musical na Polónia do pós-guerra.

Só que um azar raramente vem só, e depois dos nazis foi a vez das autoridades soviéticas, que iriam ditar as leis naquele país até 1989, meterem o bedelho nos assuntos artísticos, sob o manto do malfadado Realismo Socialista. Esta sinfonia de Lutoslawski foi de imediato rotulada de formalista, por não-conforme, como tudo aquilo que soava a moderno. Depois de entrar para a lista negra rara ou dificilmente de lá se saía, pelo que se entrou num período em que as obras deste compositor poucas vezes seriam interpretadas, e só para os finais da década de 1950 é que a sua reputação começou a subir, dentro e fora da Polónia.


CD



Witold Lutoslawski
Symphony No.1. Silesian Triptych. Jeux vénetiens.
Chantefleurs et Chantefables. Postlodium I.
Olga Pasiecznik (soprano)
Polish National Radio Symphony Orchestra
Antoni Wit
Naxos 8.554283


Internet

Witold Lutoslawski
Polish Culture / Naxos / ChesterNovello / Classical Music Pages / Wikipedia / Classical Net / Karadar Classical Music

Sem comentários:

Enviar um comentário