28/04/2008

Sinfonias #27: Sinfonia Kullervo, de Jean Sibelius

O mínimo que se pode afirmar é que as opiniões sobre o compositor finlandês Jean Sibelius (1865-1957) não são consensuais, tendo sido, por exemplo, "o pior compositor do mundo" para o compositor, maestro e teórico René Leibowitz (1913-1972), um quase desconhecido hoje em dia..., e "o maior sinfonista desde Beethoven" para o seu biógrafo, Cecil Gray (1895-1951).

Atingiu a fama cedo, com a Sinfonia Kullervo, uma das suas primeiras obras, e que é assim como que uma mistura de sinfonia, poema sinfónico e cantata. Sibelius estudou em Viena entre 1890 e 1891, e foi lá que começou a esboçar a obra. Aquilo que era para ser uma simples abertura acabou por se tornar numa obra de maior fôlego, para soprano, barítono, coro masculino e orquestra, estruturada em 5 andamentos e com uma duração superior a 70 minutos.

O compositor inspirou-se na epopeia Kalelava, compilada por Elias Lönnrot (1802-1884), em particular nos capítulos 31 a 36. Kullervo é o nome da criança que sobrevive a 3 tentativas de assassinato por parte do seu tio, Untamo, que já antes tinha massacrado quase toda a sua família, com excepção de uma irmã de Kullervo. Com quem este acabou por ter uma relação, por desconhecer os laços familiares, que terminou com o suicídio dela, primeiro, e com o dele, depois, não sem que antes tivesse chacinado o tio e toda a restante tribo. Uma tragédia de dimensões inimagináveis!

A Sinfonia Kullervo foi estreada há 116 anos, no dia 28 de Abril de 1892, com o próprio compositor a dirigir a orquestra. Sibelius nunca mais permitiu que ela voltasse a ser interpretada, pelo que foi a primeira e última vez que foi ouvida em vida do compositor.


CD



Jean Sibelius
Kullervo, Op.7.
Lilli Paasikivi (meio-soprano), Raimo Laukka (barítono)
Helsinki University Chorus
Lahti Symphony Orchestra
Osmo Vänskä
BIS BIS-CD-1215
(2000)


SACD



Jean Sibelius
Kullervo, Op.7.
Monica Groop (meio-soprano), Peter Mattei (barítono)
Men of the London Symphony Chorus
London Symphony Orchestra
Colin Davis
LSO Live LSO0574
(2005)


Internet

Jean Sibelius
Sibelius / Helsinki.fi / Classical Music Pages / Virtual Finland / Naxos / Jean Sibelius Web Pages / Wikipedia / Classical Net / Karadar Classical Music

1 comentário:

  1. Bem se o Sibelius fosse o pior compositor do mundo então tendo em conta o concerto para Violino (cito esta porque é a obra que conheço melhor e que já ouvi uma boa centena de vezes) se Sibelius fosse o pior diria que o mundo estaria em perfeita harmonia ... porque sendo todos melhores do que isso ... :-)

    ResponderEliminar