10/05/2008

CDs #162: Boult conducts Ireland

Na primeira metade do século XX não havia muitos maestros que rivalizassem em popularidade com Thomas Beecham (1879-1961). Adrian Boult (1889-1983) foi um dos poucos mas, ao contrário de Beecham, extrovertido e dado às artes do espectáculo, Boult cultivava a discrição, o que não o impediu de ter tido uma longa e bem sucedida carreira. Isto apesar de a terem procurado encurtar quando, em 1950, foi forçado a reformar-se da Orquestra Sinfónica da BBC por ter atingido a idade de 60 anos.

Essa orquestra, recorde-se, tinha sido fundada em 1930 pelo próprio Adrian Boult. Dois anos depois e Thomas Beecham fundaria a Orquestra Filarmónica de Londres, que no ano passado celebrou efusivamente o 75º aniversário. E foi esta, curiosamente, uma das várias orquestras que Boult dirigiu após 1950, por não se ter dado por convencido com a referida reforma compulsiva... Dessa colaboração resultaram várias gravações, e um disco lançado há pouco tempo, já no decorrer deste ano, contém algumas efectuadas em 1966 e em 1971, e em que Boult interpreta obras de um seu compatriota, o compositor inglês John Ireland (1879-1962). E se Boult foi para Londres após a famosa reforma, Ireland viveu nessa cidade cerca de 55 anos, e nela se inspirou para escrever algumas das obras constantes deste disco.

Uma delas, a Marcha Épica, foi composta em 1942 em resultado de uma encomenda da BBC, e foi a primeira obra a ser interpretada no concerto de abertura dos Concertos Promenade desse mesmo ano. Em plena 2ª Grande Guerra, portanto, e no segundo ano em que os Proms tiveram lugar no Royal Albert Hall, após a Luftwaffe ter bombardeado o Queen's Hall no dia 10 de Maio de 1941, passam hoje 67 anos.




John Ireland
Tritons, symphonic prelude. The Forgotten Rite, prelude.
Mai-Dun, symphonic rhapsody. A London Overture. Epic March.
Themes from Julius Caeser. Suite 'The Overlanders'.
London Philharmonic Orchestra
Adrian Boult
Lyrita SRCD.240


Internet

Adrian Boult
Bach Cantatas / Wikipedia / National Portrait Gallery

John Ireland
The John Ireland Charitable Trust / The John Ireland Trust / Guild Music / Naxos / Wikipedia / Karadar Classical Music

3 comentários:

  1. Parabéns pelo blog

    ResponderEliminar
  2. Caro amigo Heitor o seu blog está excelente.

    ResponderEliminar
  3. Obrigado!


    Cumprimentos,

    Heitor

    ResponderEliminar