16/05/2008

CDs #163: the Gulda Mozart tapes II

Só alguém com um apuradíssimo sentido de humor simularia a sua própria morte e, pouco tempo depois, organizaria uma requintada festa em sua honra para celebrar condignamente a sua... ressurreição! Pois foi precisamente isto que o pianista austríaco Friedrich Gulda (1930-2000) fez, corria o ano de sua graça de 1999. E foi por estas e por outras que lhe puseram a alcunha de "pianista terrorista". Almas despeitas, certamente!

Muitas destas almas tinham dificuldades em engolir os desvarios do pianista, não lhe perdoando as frequentes incursões noutras áreas, nomeadamente as suas aventuras jazzísticas. Que começaram nos inícios da década de 1950, após ser ter cruzado com Dizzy Gillespie (1917-1993), e que se prolongaram até ao fim da sua vida. Continuou, em paralelo, a interpretar música clássica, não se livrando, claro, dos olhares desconfiados dos mais puristas.

Foi relativamente tarde, quando já estava na casa dos 50, que Gulda se aventurou nas sonatas para piano de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791). Diz-nos o seu filho, o igualmente pianista Paul Gulda (1961-), nas notas que acompanham este disco (duplo), que apenas nessa altura o seu pai se sentiu em condições para abordar esse repertório, que iria tocar pela primeira vez em público em 1981. As gravações, a todos os títulos históricas, que deram agora origem a estes discos, foram efectuadas no ano seguinte em cassetes, pelo próprio pianista, para melhor poder avaliar do resultado dos ensaios. Daí a qualidade do som não ser por vezes a melhor, até porque somos informados de que a velocidade da fita das cassetes durante as gravações era tudo menos constante... O que os técnicos procuraram na medida do possível compensar ao efectuar a passagem para suporte digital, é bom que se refira. O resultado final foi um disco extraordinário, comprovando mais uma vez estarmos perante um grande pianista.

Friedrich Gulda nasceu há 78 anos, no dia 16 de Maio de 1930.




the GULDA MOZART tapes II
Sonata in A major, K331. Sonata in D major, K284.
Sonata in A minor, K310. Sonata in C minor, K457.
Sonata in B flat major, K570. Sonata in D major, K576.
Friedrich Gulda (piano)
Deutsche Grammophon 477 7152


Internet

Friedrich Gulda
Friedrich Gulda 1993-2000 / Bach Cantatas Website / komponisten.at / Wikipedia

Sem comentários:

Enviar um comentário