28/07/2008

CDs #172: L'Estro Harmonico, Vivaldi

Já por mais de uma vez referi o facto de ter sido Antonio Vivaldi (1678-1741) o principal responsável pela padronização do concerto grosso na forma allegro, adagio, allegro, por um lado, e pela popularização dos concertos para um instrumento solista, por outro (ver estes textos: 1, 2, 3).

O conjunto de 12 concertos que o padre ruivo publicou em 1711, e a que deu o nome de L'estro armonico, apresenta ainda uma forma híbrida, situando-se a meio caminho entre o concerto grosso e o referido concerto para instrumento solista. Na realidade, estes 12 concertos dividem-se em 4 grupos e, em cada um destes, o primeiro concerto é para 4 violinos (o grupo de músicos solistas, ou concertino, que se opõe ao conjunto instrumental, ou ripieno, neste caso formado por duas violas, um violoncelo e um contínuo), o segundo para 2 violinos e o terceiro e último para violino solo (que toca em oposição a um conjunto orquestral). Ou seja, começa com um concerto grosso e termina com um clássico concerto para violino.

Estamos assim perante uma obra que marcou o início de uma nova fase. Foi uma das primeiras compostas por Vivaldi (é o seu opus 3), e a primeira que editou fora da sua Itália natal (foi editada em Amesterdão por Etienne Roger). Vivaldi era admirado por muitos dos seus pares, Johann Sebastian Bach (1685-1750) incluído, e que, por sinal, transcreveu para teclado 6 dos 12 concertos que constituem este L'estro harmonico.

Antonio Vivaldi faleceu há 267 anos, no dia 28 de Julho de 1741.




Antonio Vivaldi
L'estro harmonico.
Elizabeth Wallfisch (violino)
Tafelmusik Baroque Orchestra
Jeanne Lamon
Analekta AN 2 9835
(2007)


Internet

Antonio Vivaldi
Classical Music Pages / Baroque Composers and Musicians / Classical Net / Naxos / Karadar Classical Music / Wikipedia / HOASM

1 comentário:

  1. Maria da Graca02/08/14, 05:53

    GOstava muito de escutar The four seasons mosaic (Mychael Danna), que vem junto com o CD acima referido. Já pesquisei e só encontrei na amazon, que com as taxas de importação que agora inventaram sai muito caro. Poderia me dizer onde/como adquirir este concerto?/ Muito obrigada
    Maria da Graça (migaca20@gmail.com)

    ResponderEliminar