15/07/2008

DVDs #18: Julian Bream, My Life In Music

No ano passado, a propósito de um disco com obras de compositores espanhóis, falou-se aqui de Julian Bream (1933-), e da sua faceta de guitarrista. Extraordinário, por sinal. Não se falou, todavia, da sua outra faceta, a de alaudista, que nos é amplamente apresentada neste DVD exemplar. Além do aumento do repertório para a guitarra clássica, pela encomenda de diversas obras, deve-se também em grande medida a Julian Bream o renascer do interesse pelo alaúde renascentista. Um dos momentos mais marcantes deste DVD é precisamente quando ele toca este instrumento para Igor Stravinsky (1882-1971), que tinha acabado de referir que lhe faltava tempo para quase tudo e que, poucos segundos depois, ouve atentamente os acordes, quase esquecendo o frenesim que os rodeava.

É o próprio Julian Bream que nos guia nesta viagem em que relata os momentos mais marcantes da sua vida musical. Além do já referido, vê-mo-lo ainda a tocar um extracto das Cinco Bagatelas de William Walton (1902-1983), na presença do autor que, no fim, afirma que Bream tocou a última nota bem melhor do que aquilo que ele tinha escrito... Temos ainda a oportunidade de ouvir um cantor de que por aqui já falámos muitas vezes, o tenor Peter Pears (1910-1986), companheiro musical de Benjamin Britten (1913-1976). Compositor de quem Julian Bream nos fala longamente, nomeadamente das peripécias envolvendo a composição de uma obra para guitarra por ele encomendada, e de que resultaria o Nocturnal after John Dowland, Op.70.

Julian Bream celebra hoje o seu 75º aniversário.




Julian Bream
My Life In Music.
Avie AV2109


Internet

Julian Bream
Guitare Diffusion / World Concert Artist Directory / Sony BMG / Wikipedia / Classical Net - Nocturnal after John Dowland

1 comentário:

  1. Guitarra espanhola é quase sinónimo de Segovia, mas não é verdade.

    Bream é soberbo.
    Tenho algumas gravações dele, que escuto sempre com redobrado prazer.

    ResponderEliminar