24/08/2008

CDs #176: Leighton, Sacred Choral Music

Goffredo Petrassi (1904-2003) foi um importante compositor modernista, um dos mais proeminentes do século XX em Itália. Foi, além disso, um reputado professor, tendo tido como aluno, entre outros, o inglês Kenneth Leighton (1929-1988), o nosso convidado de hoje, a propósito de um disco editado pela Naxos em 2004.

Leighton escreveu obras sinfónicas (3 sinfonias, curiosamente datadas de 1964, 1974 e... 1984) e orquestrais, assim como peças para piano (o seu instrumento de eleição), música de câmara, coral e uma ópera, Columba, datada de 1978. Distinguiu-se em particular na música vocal, influenciado pelos seus tempos juvenis, em que foi membro do coro da Catedral de Wakefield: "(...) With my upbringing and my boyhood as a cathedral chorister this is perhaps why I respond emotionally to Christian subjects and test.. church music is undoubtedly a channel of communication for me... " (retirado do livrinho que acompanha o disco).

Este disco, totalmente dedicado à sua música coral sagrada, cobre um largo espectro da sua produção, desde o Magnificat, de 1959, até Veni creator spiritus, escrita para o Festival de Dunfermline Abbey de 1987, o ano anterior ao da morte do compositor. Excelente value for money, digo eu: boa música e não menos boas interpretações, tudo servido a "preço Naxos"...

Kenneth Leighton faleceu há 20 anos, no dia 24 de Agosto de 1988.




Kenneth Leighton
Sacred Choral Music
Magnificat. Nunc Dimittis. Give me the wings of faith.
An Easter Sequence. Veni creator spiritus. What love is this of thine?
Crucifixus pro nobis. Rockingham: Chorale Prelude on 'When I survey
the woundrous Cross'.
James Oxley (tenor), Crispian Steele-Perkins (trompete),
Christopher Whitton (órgão), Gareth Jones (barítono),
Benjamin Durrant (treble)
Choir of St John's College, Cambridge
Christopher Robinson
Naxos 8.55575
(2002)


Internet

Kenneth Leighton
Bach Cantatas Website / MusicWeb International / Kenneth Leighton / Chester Novello / Naxos / Hyperion / Wikipedia

Sem comentários:

Enviar um comentário