02/09/2008

Lugares #180

A década de 1660 foi particularmente negra para Londres: em 1665 a peste, que desde a idade média ameaçava a cidade, disseminou-se rapidamente, provocando mais de 68.000 vítimas mortais; ainda os seus efeitos se faziam sentir e, no ano seguinte, um incêndio devastou a cidade, deixando intacta apenas 1/5 da área dentro das muralhas. Começou numa padaria em Pudding Lane, no dia 2 de Setembro de 1666, passam hoje 342 anos, e, ajudado pelo vento, só ao fim de 3 dias se extinguiu. As casas, maioritariamente feitas de madeira, foram rápida e facilmente consumidas; quando o fogo acabou havia menos 13.200 em Londres...

Entre 1671 e 1677 os londrinos construiram um monumento, a que apropriadamente deram o nome de... O Monumento, para assinalar tão nefasto acontecimento. Construiram-no não muito longe do ponto onde o fogo começou; aliás, a altura do monumento, 62 metros, corresponde exactamente à distância a que se encontra do local onde se situava a malfadada padaria. Não muito longe mas também não tão perto quanto isso, pelo que os que se quiserem afoitar a visitá-lo terão que subir 311 degraus antes de atingir o seu topo! Por esta altura os estimados leitores já saberão o quão intrépida esta família é, e que se recusaria a desfalecer perante tal desafio, apesar de gigantesco! Sobrevivemos à subida pois claro e, como recompensa, ao regressar ao "rés-do-chão" recebemos 4 magníficos diplomas, um para cada herói, que desde então exibimos orgulhosamente. E para os mais cépticos, lá está escrito a dado passo, em cada um dos 4 documentos: "They drew up plans for a column containing a cantilevered stone staircase of 311 steps leading to a viewing platform". Incontestável proeza!



Refira-se, a terminar, que o projecto esteve a cargo de Christopher Wren (1632-1723), um extraordinário homem de que aqui se voltará a falar um dia.


Internet

Londres
Britannia / The Great Fire of London / Luminarium: Encyclopedia Project / Channel 4 / Wikipedia

Monument
City of London / London Travel / Wikipedia

2 comentários:

  1. boa combinação da história com a música...

    ResponderEliminar
  2. Congratulations!!!!
    and celebrations for all.
    Da história que sei, os ratos foram os primeiros a fugir do calor e por isso a peste negra que grassou a seguir na cidade devastada.
    Abç

    ResponderEliminar