17/10/2008

CDs #184: Janácek, Haas, Pavel Haas Quartet

O compositor checo Pavel Haas (1899-1944) compôs três quartetos de cordas, o primeiro dos quais em 1920, quando ainda era aluno de Jan Kunc (1883-1976) no Conservatório de Brno, para onde tinha entrado no ano anterior. É uma obra atípica, de um movimento só que se despacha em cerca de 13 minutos. O suficiente, contudo, para impressionar Léos Janácek (1854-1928), que providenciou que o quarteto fosse tocado primeiro em Brno, em 1921, e no ano seguinte em Praga. Cidade em cujo Conservatório o nosso já conhecido Janácek ministrava master classes, que Haas iria frequentar durante cerca de dois anos.

1937 assistiu à estreia da ópera Sarlatán (O Charlatão), que Haas tinha terminado no ano anterior, e cujo sucesso contribuiu para consolidar o prestígio de que já gozava na vida cultural de Brno, cidade onde tinha nascido e onde tinha fixado residência. No ano seguinte, em 1938, Haas escreveu o Quarteto de Cordas Nº3, numa época em que já pressentia os tempos tumultuosos que se aproximavam, pela sua origem judaica e pelas movimentações nazis que se iam observando. Em 1940 chegou mesmo ao ponto de se divorciar, por forma a garantir a segurança da mulher e da filha de 4 anos. Parecia adivinhar o que aí vinha, pois no ano seguinte foi detido e deportado para Terezin, onde permaneceria até 1944. Haas seria depois transferido para Auschwitz, onde faleceria nas câmaras de gás no dia 17 de Outubro de 1944, passam hoje 64 anos.

Deste disco, continuação de um outro de que aqui falei em Fevereiro deste ano, faz ainda parte o Quarteto de Cordas Nº1 de Janácek, de que certamente se falará noutra oportunidade.




Léos Janácek
String Quarteto No.1 after Tolstoy's "Kreutzer Sonata".
Pavel Haas
String Quartet No.1 in C sharp minor, Op.3.
String Quartet No.3, Op.15.
Pavel Haas Quartet
Supraphon SU3922-2
(2007)


Internet

Pavel Haas
Czech Music Information Centre / Terezin / Boosey & Hawkes / Wikipedia

7 comentários:

  1. Não foi só Pavel Haas que morreu em Auschwitz neste dia, mas também os compositores Hans Krása e Viktor Ullmann.

    ResponderEliminar
  2. É sempre de uma riqueza cultural passar por aqui!

    Um abraço e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  3. Caro Pianoman,

    É verdade. Já anteriormente (aqui: http://desnorte.blogspot.com/2005/02/compositores-20-haas-klein-krsa.html, e aqui: http://desnorte.blogspot.com/2005/02/compositores-22-haas-klein-krsa.html) tinha falado brevemente desses compositores.


    Cumprimentos,

    Heitor

    ResponderEliminar
  4. Cara Menina Marota,

    Pois é, ainda não lhe tinha agradecido por ter voltado às "marotices blogueiras"...


    Cumprimentos,

    Heitor

    ResponderEliminar
  5. "...semanalmente, serão divulgados no item “Blogues em Destaque” (à direita da página), aqueles que pelo seu conteúdo ou carisma, chamaram a atenção da autora desta página."

    É esta a mensagem que refere os motivos porque estão, semanalmente, 3 blogues em destaque...

    Esta semana, a minha escolha recaíu no DesNorte pela capacidade e partilha da arte musical.

    Um abraço e continuação de bom domingo ;)

    ResponderEliminar
  6. "Com o Prémio Dardos se reconhecem os valores que cada blogueiro emprega ao transmitir valores culturais, éticos, literários, pessoais, etc. que, em suma, demonstram sua criatividade através do pensamento vivo que está e permanece intacto entre suas letras, entre suas palavras."

    Agradecia que passasse pelo MM para recolher o Prémio que foi atribuído a este Blogue.

    Um abraço ;)

    ResponderEliminar
  7. Grato pela distinção, e (extremamente) atrapalhado com as consequências (escolha de outros 15 blogues). Vamos lá a ver como me safo desta...

    Obrigado de novo,

    Heitor

    ResponderEliminar