01/10/2008

Concertos #68

Em Abril do ano passado, aquando da passagem do pianista russo Grigory Sokolov (1950-) pela Casa da Música, deixei aqui algumas informações relativas ao Concurso Internacional Tchaikovsky, que ele venceu em 1966 na categoria de piano. Na primeira edição desse concurso, em 1958, apenas puderam competir pianistas e violinistas, mas a seguinte, realizada 4 anos depois, já contou igualmente com violoncelistas. O presidente do júri da competição de violoncelo nessa edição de 1962 foi o saudoso Mstislav Rostropovich (1927-2007), e um dos terceiros prémios foi atribuído a uma violoncelista que também já passou na Casa da Música, Natalia Gutman (1942-).

A 7ª edição, realizada em 1982, teve como vencedora em violino Viktoria Mullova (1959-) que, em 2005, deu um extraordinário recital na Casa da Música, e a competição de violoncelo foi ganha pelo brasileiro Antonio Menezes (1957-), membro do Trio Beaux Arts, e que já no decorrer deste ano, em parceria com o pianista Menahem Pressler (1923-), lançou um excelente disco (duplo) com a integral das obras de Beethoven (1770-1827) para violoncelo e piano (Avie AV2103). O 6º prémio em violoncelo foi atribuído ao norueguês Truls Mørk (1961-), e é precisamente este músico que vamos ter a oportunidade de ouvir na Casa da Música na próxima Terça-feira, dia 7, numa das nossas cada vez mais raras deslocações para aquelas bandas.

Truls Mørk virá acompanhado pelo pianista, igualmente norueguês, Håvard Gimse (1966-), e do programa constarão obras de Ludwig van Beethoven, Edvard Grieg (1843-1907), Franz Liszt (1811-1886) e Richard Strauss (1864-1949):

Ludwig van Beethoven
Sonata, Op.5 No.1.
Edvard Grieg
Sonata.
Franz Liszt
Élégie.
Richard Strauss
Sonata, Op.6.


Internet

Truls Mørk
Official Website / EMI Classics / The New York Times / Conversation with Truls Mørk / Wikipedia

7 comentários:

  1. Ainda falando em raras deslocações ao nosso país, será que algum dia teremos o prazer de assistir a um espectáculo dirigido pelo maestro Gustavo Dudamel, para alguns "Gustavo The great"?

    ResponderEliminar
  2. Cara Teresa,

    O rapaz Dudamel está hoje à noite na Gulbenkian, no concerto que marca a abertura da nova temporada. Talvez ainda vá a tempo...


    Cumprimentos,

    Heitor

    ResponderEliminar
  3. Por incrível que pareça, Dudamel está doente, e será substituído por Bernhard Klee.

    Obrigada de qualquer forma pela sugestão.

    ResponderEliminar
  4. Tem razão, eu limitei-me a consultar o programa, sem ter ido ao site da Gulbenkian. Ainda bem que não tinha comprado bilhetes... ;-)


    Cumprimentos,

    Heitor

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. Poucos dias depois, a 9 e 10 de Outubro, Truls Mørk estará na Gulbenkian a tocar o concerto de Elgar.

    Saudações.

    ResponderEliminar
  7. Mulova já a ouvi na Gulbenkian, simplesmente fabulosa. Um dos melhores concertos para Violino que ouvi na Gulbenkian.

    ResponderEliminar