10/10/2008

Lugares #181

A Serra de Arga, fica no distrito de Viana do Castelo, ocupando partes dos concelhos de Caminha, Ponte de Lima e Viana do Castelo, e é cercada a norte pelo rio Minho e a sul pelo rio Lima. Não ficando demasiadamente longe dos nossos domínios, é e será um destino preferencial das nossas deambulações nacionais, por proporcionar, nomeadamente, fantásticos passeios a pé. Da última vez que lá fomos, contudo, limitámo-nos a visitar aquilo que se podia alcançar de automóvel, num igualmente saudável exercício de preguiça.



O destino, mais ou menos óbvio, foi então o Santuário de São João de Arga, composto por uma igreja e duas albergarias em forma de L. A igreja datará possivelmente do século XIII, mas intervenções posteriores, efectuadas no século XIX, transformaram-na quase por completo e poucos vestígios deixaram da versão original.

Em finais de Agosto é uma óptima altura para lá ir, aquando da romaria de S. João de Arga, que começa com os romeiros a dar 3 voltas à capela, prosseguindo com cantares e danças ao desafio, com bailaricos vários e tasquinhas à disposição, onde se pode provar aguardente com mel. Ora digam lá se não parece melhor do que estar entupido no trânsito do Algarve?!





Internet

Arga de São João
Freguesias de Portugal / Sítios e Estados / Santuário de S. João d'Arga / Guia da Cidade / Clube Celtas do Minho

4 comentários:

  1. É, este sítio é mágico.

    ResponderEliminar
  2. já andei por estas bandas faz anos...

    ResponderEliminar
  3. Já andei por estes locias em momentos muito BELOS da minha Vida... Foi bom recordar.

    Grata por este momento.

    ResponderEliminar