12/11/2008

CDs #187: Giordano, Andrea Chénier

O período pós Giuseppe Verdi (1813-1901) ficou marcado em Itália pelo aparecimento do movimento verista, com a escolha para os temas das óperas a recair sobre acontecimentos do dia-a-dia, com os amores, ciúmes, paixões assolapadas e vinganças a dominarem a acção. Desta escola, se de escola se pode falar, destacaram-se compositores como Pietro Mascagni (1863-1945), Ruggero Leoncavallo (1857-1919), Francesco Cilea (1866-1950), Giacomo Puccini (1858-1924) e Umberto Giordano (1867-1948).

Giordano esbarrou com o verismo logo no início da sua carreira quando, em 1889, na altura ainda aluno do Conservatório de Nápoles, se apresentou no Concurso Sonzogno com a ópera de um acto Marina. Ficou num honroso 6º lugar, entre mais de 70 concorrentes, tendo ganho a ópera Cavalleria Rusticana de Mascagni, que se tornaria numa das mais famosas do verismo. Um bocado para azar do próprio Mascagni, diga-se, que viu o sucesso desta ópera ofuscar em absoluto todas as suas outras, que foram basicamente votadas à ignorância!

O mesmo, em certa medida, viria a acontecer com Giordano, de quem se fala quase exclusivamente a propósito da ópera Andrea Chénier, havendo ainda uma outra, Fedora, que vai tendo honras de interpretações esporádicas. Esta última contou na estreia com um jovem Enrico Caruso (1873-1921), de imediato lançado para o estrelato, o que deu origem à expressão "Fedora fez Caruso, e Caruso fez Fedora". Andrea Chénier, estreada a 28 de Março de 1886, com um sucesso extraordinário, conta a história do poeta francês André Chénier (1762-1794), que viveu a revolução francesa e acabou guilhotinado em Julho de 1794.

Umberto Giordano faleceu há 60 anos, no dia 12 de Novembro de 1948.




Umberto Giordano
Andrea Chénier.
Franco Corelli, Fritz Sperlbauer, Renato Ercolani (tenores),
Ettore Bastianini, Edmond Hurshell, Kostas Paskalis (barítonos),
Renata Tebaldi, Hilde Konetzni (sopranos), Margareta Sjöstedt,
Elisabeth Höngen (meios-sopranos), Ludwig Welter, Franz
Bierbach, Alois Pernerstorfer, Endre Koréh (baixos),
Harald Pröglhöf (baixo-barítono)
Vienna State Opera Chorus
Vienna State Opera Orchestra
Lovro von Matacic
Orfeo C682 062I
(1960)


Internet

Umberto Giordano
Karadar Classical Music / Naxos / Opera Glass / Classical Net / Wikipedia

1 comentário:

  1. O FCC09 apresenta o primeiro Encontro Nacional de Bloggers de Cultura e/ou Criatividade!!
    Este evento, a realizar no dia 08 de Fevereiro de 2009, inserido nas actividades do FCC09 tem por objectivo, reunir a comunidade de criadores de blogues, relacionados com as áreas do Património, Museus, Arte, Cultura e Indústrias Criativas, e criar um espaço informal de debate, discussão e partilha de ideias e experiências.
    O registo como Blogger pode ser feito no nosso site, em Escreva-nos/Registo, e dá direito a um "Pass Blogger", que permite a entrada gratuita em todos os dias do TEMPUS e da CONCEPTA.
    Para efectuar o registo como Blogger, deverá possuir um Blogue na área da Cultura ou Criatividade e nele introduzir uma referência ao FCC09 e um link para o nosso site (www.inovaforum.org).

    ResponderEliminar