26/11/2008

CDs #188: The Art of Earl Wild

O norte-americano Earl Wild (1915-) exibiu desde muito novo um talento para tocar piano fora do comum, e aos 12 anos estudava já com Selmar Janson, que nos é invariavelmente apresentado como um reputadíssimo e famoso professor de piano. Curiosamente, se procurarmos informação sua na internet a única coisa que nos aparece à frente é a biografia de Earl Wild... Adiante. Um outro professor que teve foi Egon Petri (1881-1962) que, por sua vez, tinha sido estudante de Ferruccio Busoni (1866-1924), um já nosso velho conhecido.

Particularmente à-vontade no repertório romântico, Wild especializou-se ainda em transcrições, algumas realizadas por ele mesmo, outras de compositores mais ou menos consagrados. Cabe aqui referir uma outra faceta deste pianista, a de promotor de obras de compositores menos conhecidos. O disco (duplo) que nos traz aqui hoje é um excelente exemplo de tudo o que se acaba de afirmar, pois oferece-nos obras de compositores pouco divulgados, como Henri Herz (1803-1888) e Sigismond Thalberg (1812-1871), e um conjunto apetecível de transcrições, efectuadas nomeadamente por Herz, Leopold Godowsky (1870-1938) e Thalberg.

Earl Wild comemora hoje o seu 93º aniversário.




The Art of Earl Wild
Henri Herz
Variations on "Non più mesta", from Rossini's "La Cenerentola".
Leopold Godowsky
Symphonic Metamorphosis on Themes from Johann Strauss' "Künstlerleben".
Anton Rubinstein
Etude, Op.23 No.2, "Staccato".
Sigismond Thalberg
"Don Pasquale" Fantasy, Op.67, from Donizetti's "Don Pasquale".
Johann Nepomuk Hummel
Rondo in E flat major, Op.11.
Ignacy Jan Paderewski
Theme with Variations, Op.16 No.3.
Johannes Brahms
Variations on a Theme by Paganini, Op.35. Four Ballads, Op.10.
Franz Liszt
Paganini Etude No.2 in E flat major.
Earl Wild (piano)
Vanguard Classics ATM-CD-1657


Internet

Earl Wild
Earl Wild Official Web Site / Bach Cantatas Website / Shumei Arts / Sony Classical / Wikipedia / The New York Times / Audiofon Records

Sem comentários:

Enviar um comentário