25/02/2009

CDs #197: Tchaikovsky, Francesca da Rimini, Hamlet

Há pouco mais de 1 ano atrás referi aqui o quão complicado o ano de 1877 foi para o compositor russo Piotr Ilyich Tchaikovsky (1840-1893); nesse ano, contudo, terminaria a Sinfonia Nº4, que iria ser estreada no ano seguinte por Nikolai Rubinstein (1835-1881). Hoje interessa-nos olhar para o ano de 1876, aquele em que tomou a decisão, que se viria a revelar trágica, de dar o nó, mas também o ano em que pela primeira vez visitou Bayreuth, decorria o mês de Agosto. Verdade seja dita que não valeria a pena ter efectuado a visita antes disso, pois foi exactamente nessa altura que decorreu o primeiro Festival de Bayreuth, entre os dias 13 e 30 de Agosto. Além de ter conhecido pessoalmente o grande compositor alemão, Tchaikovsky teve ainda a oportunidade de privar com Franz Liszt (1811-1886).

De regresso a casa, Tchaikovsky, que já há algum tempo andava a fermentar a ideia de uma ópera à volta da Divina Comédia de Dante (1265-1321), contactou o libretista Konstantin Zvantsev, que preparou um texto com as desventuras de Paolo e Francesca. Já depois do texto finalizado e aprovado pelo compositor, Zvantsev, um incondicional admirador de Richard Wagner (1813-1883), começou com várias exigências, que passavam por querer que a ópera fosse ao estilo do mestre alemão, além de querer, de alguma forma, controlar o próprio processo creativo. Tchaikovsky não esteve com meias medidas e desistiu de imediato do projecto, nunca tendo chegado a compor uma ópera sobre o tema, apesar de ter chegado a receber um libreto de um outro escritor.

No seu lugar escreveria uma fantasia sinfónica, Francesca da Rimini, que, apesar da reacção extremamente negativa de Tchaikovsky à música de Wagner interpretada no referido festival, não deixa de revelar alguma influência do mestre alemão, embora menor do que aquela exercida pelas obras de Liszt. A estreia, no dia 25 de Fevereiro de 1877, passam hoje 132 anos, ocorreu em Moscovo e teve uma vez mais Nikolai Rubinstein a dirigir a orquestra.


CD



Piotr Ilyich Tchaikovsky
Francesca da Rimini, Op.32. Hamlet - Overture and Fantasy.
The Stadium Orchestra of New York
Leopold Stokowski
Everest EVERCD 003


Internet

Piotr Ilyich Tchaikovsky
Tchaikovsky Research / Tchaikovsky / Classical Music Pages / Classical Music Archives / Essentials of Music / Naxos / Classical Net / Wikipedia

Sem comentários:

Enviar um comentário