03/03/2009

Concertos #73

Na década de 1890, o empresário (e director do Queen's Hall) Robert Newman (1858-1926) ambicionava "criar um público para a música clássica", para o que pretendia organizar uns concertos que, numa fase inicial, apresentariam música mais acessível e depois, gradualmente, iriam introduzir obras de maior qualidade. Newman encontrou em Henry Wood (1869-1944) o parceiro ideal para tão ambicioso projecto, e no dia 10 de Agosto de 1895 teve lugar o primeiro Concerto Promenade. No Queen's Hall, obviamente, e com Henry Wood a dirigir a orquestra, como não podia deixar de ser.

82 anos, em 1927 portanto, a BBC passou a responsabilizar-se pela organização dos concertos. Em 1930, a Orquestra Sinfónica da BBC, fundada nesse ano pelo já nosso conhecido maestro Adrian Boult (1889-1983), sucedeu a "Henry Wood e a sua Orquestra Sinfónica" e lá se manteve até aos inícios da 2ª Grande Guerra, quando a BBC se viu impossibilitada de manter o suporte; "rei morto, rei posto", e Henry Wood passaria a contar com a Orquestra Sinfónica de Londres. Em 1941 os Proms mudaram-se (definitivamente) para o Royal Albert Hall, e a partir de 1942 voltaram a contar com o patrocínio da BBC.




Em 2007 deu-se a nossa estreia nos Proms, outro marco importante na história destes concertos (!!!). Para celebrar tal ocasião foram apresentadas as seguintes obras (conforme já aqui anteriormente referido):

Henri Dutilleux
The Shadows of Time.
Maurice Ravel
Piano Concerto for the Left Hand.
Hector Berlioz
Symphonie fantastique.

Com:

Roger Muraro, piano
Choristers from Eton College Chapel Choir
BBC National Orchestra of Wales
Thierry Fischer

Já tínhamos tido a oportunidade de ouvir ao vivo o Concerto para a mão esquerda, de Maurice Ravel, com o nosso Artur Pizarro; desta vez a parte solista esteve a cargo do francês Roger Muraro. Esta obra, relembre-se, foi encomendada por, e dedicada a, Paul Wittgenstein (1887-1961), que a estreou no dia 5 de Janeiro de 1932. Ainda nesse mesmo ano Wittgenstein iria tocá-la em solo inglês, precisamente num Concerto Promenade, e com Henry Wood na direcção da orquestra.

Henry Wood nasceu há 140 anos, no dia 3 de Março de 1869.

2 comentários:

  1. Também fui aos Proms, em 2002. O ambiente que se vive à volta dos Proms é espectacular! A tenacidade dos ingleses à espera dos bilhetes para ficar em pé!! :)

    ResponderEliminar
  2. Nós não precisámos disso, já levámos os bilhetes comprados daqui...

    Saudações,

    Heitor

    ResponderEliminar