01/03/2009

Meios-sopranos #4: Lorraine Hunt Lieberson (1954-2006)

Lorraine Hunt Lieberson era um dos meios-sopranos que eu mais apreciava, em especial no repertório barroco, pelo que senti particularmente o seu desaparecimento prematuro, embora não totalmente inesperado. Eram conhecidos os problemas de saúde que já a tinham afectado anteriormente, e levado mesmo a cancelar a sua participação na estreia da ópera L'Amour de Loin de Kaija Saariaho (1952-), no Festival de Salzburgo de 2000.

O seu nome só ficou a ser (mais ou menos) conhecido em meados da década de 1980, quando interpretou o papel de Sesto em Giulio Césare, de George Friedrich Händel (1685-1759), numa encenação de Peter Sellars (1957-). Que, por essa altura, já era famoso qb, depois de uns anos antes ter sido acusado de praticar "actos de vandalismo artístico", por causa de uma ousada encenação do Don Giovanni de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791).

Antes desse triunfo inaugural, Hunt Lieberson tinha estudado piano, violino e viola, e só em 1981 começou a levar o canto mais a sério. Veio então o tal sucesso, a que se seguiram colaborações com Nicholas McGegan (1950-) e William Christie (1944-), dois músicos que se especializaram na interpretação de obras do período barroco. Durante a década de 1990 alargou o repertório e, a par da continuada dedicação ao barroco, ouvimo-la a interpretar, por exemplo, Jules Massenet (1842-1912), Hector Berlioz (1803-1869), Gustav Mahler (1860-1911), Alban Berg (1885-1935) e Benjamin Britten (1913-1976), sem esquecer obviamente o seu marido, o compositor Peter Lieberson (1946-).

Lorraine Hunt Lieberson nasceu há 55 anos, no dia 1 de Março de 1954.


CDs





John Adams
El Niño.
Dawn Upshaw (soprano), Lorraine Hunt Lieberson (meio-soprano),
Willard White (baixo)
Theatre of Voices, London Voices
Deutsches Symphony Orchestra
Kent Nagano
Nonesuch 7559 79634-2

Wolfgang Amadeus Mozart
Idomeneo.
Ian Bostridge, Anthony Rolfe Johnson, Paul Charles-Clarke (tenores),
Lorraine Hunt Lieberson (meio-soprano), Lisa Milne, Barbara
Frittoli (sopranos), John Relyea (baixo)
Edinburgh Festival Chorus
Scottish Chamber Orchestra
Charles Mackerras
EMI 5 57260-2

John Harbison
North and South. Six American Painters. Book of Hours and Seasons.
Christmas Vespers: The Three Wise Men.
Lorraine Hunt Lieberson, Emily Lodine (meios-sopranos),
Bill Kurtis (narrador)
The Chicago Chamber Musicians
Naxos American Classics 8.559188

Gustav Mahler
Fünf Rückert-Lieder.
Georg Friedrich Händel
Theodora - As with rosy steps. Ariodante - E vivo ancora… Scherza infida.
Johannes Brahms
Unbewegte laue Luft, Op.57 No.8.
Peter Lieberson
Five Rilke Songs - No.1, O ihr Zärtlichen; No.3, Stiller Freund,
Ashoka's Dream - So many years have passed.
Lorraine Hunt Lieberson (meio-soprano), Roger Vignoles (piano)
Wigmore Hall Live WHLIVE0013
(1998)

Spanish Love Songs
Alexis-Emmanuel Chabrier
España.
Enrique Granados
Descúbrase el pensamiento. El mirar de la Maja.
Federico Mompou
Damunt de tu, només les flors.
Lorraine Hunt Lieberson (meio-soprano), Joseph Kaiser (tenor),
Steven Blier, Michael Barrett (pianos)
New York Festival of Song
Bridge BRIDGE 9228

Johann Sebastian Bach
Cantatas - No.82, Ich habe genug; No.199, Mein Herze schwimmt in Blut.
Lorraine Hunt Lieberson (meio-soprano)
Orchestra of Emmanuel Music
Craig Smith
Nonesuch 7559 79692-2

Georg Friedrich Händel
La Lucrezia, HWV145. Theodora, HWV68 - Ah! Whither should we fly,
or fly from whom?; As with rosy steps the morn; O bright...
Lorraine Hunt Lieberson (meio-soprano)
Orchestra of the Age of Enlightenment
Harry Bicket
Avie AV0030


SACD



Gustav Mahler
Symphony No.2, "Resurrection".
Isabel Bayrakdarian (soprano), Lorraine Hunt Lieberson (meio-soprano)
San Francisco Symphony Chorus
San Francisco Symphony Orchestra
Michael Tilson Thomas
Avie 821936 0005/6-2
(2004)


DVD



John Adams
El Niño.
Dawn Upshaw (soprano), Lorraine Hunt Lieberson (meio-soprano),
Willard White (baixo)
Theatre of Voices, London Voices
Deutsches Symphony Orchestra
Kent Nagano
ArtHaus Musik 100 220


Internet

Lorraine Hunt Lieberson
Bach Cantatas Website / The New Yorker / The New York Times / guardian.co.uk / Los Angeles Times / stereophile / Harmonia Mundi / San Francisco Chronicle / Times / The Boston Globe / Nonesuch Records / Wikipedia

2 comentários:

  1. Quanta saudade... já não foi a tempo de estrear o Orfeo que o Met para ela concebera :-(((

    ResponderEliminar
  2. É verdade. Só que a sua morte passou (quase) completamente despercebida neste nosso rectângulo...

    Heitor

    ResponderEliminar