31/03/2009

SACDs #23: Schumann, Symphony No.1, Overtures

A carreira pianística do alemão Robert Schumann (1810-1856) acabou antes de começar, pela impossibilidade de utilizar um dos dedos da mão direita, por um de dois motivos, ambos suficientemente românticos: segundo uns, tal ter-se-á ficado a dever à utilização de uma engenhoca, inventada pelo próprio Schumann, para dar mais consistência aos dedos; segundo outros, porventura mais atentos à apetência de Schumann pela boa vida, foi consequência de medicamentos tomados para a sífilis. Perdeu-se um pianista mas ganhou-se um compositor, e logo o arquétipo do romântico.

Mais à-vontade em obras instrumentais para piano, género a que pertencem os seus primeiros 23 opus, Schumann teve algumas dificuldades em saltar para o sinfónico. 1841 foi um ano charneira: depois de uma experiência no início da década de 1830, foi nesse ano que Schumann se rendeu decisivamente ao género sinfónico, com a composição da Sinfonia Nº1, Op.38, e da Abertura, Scherzo e Final, Op.52, ambas apresentadas neste disco. A sinfonia foi escrita num ápice, esboçada em meros 4 dias, entre 23 e 26 de Janeiro de 1841, e a 20 de Fevereiro encontrava-se já totalmente orquestrada. Um marco importante, registado pela esposa, Clara Schumann (1819-1896), no seu diário, ao referir que Robert Schumann "tinha finalmente chegado ao patamar onde ele, com a sua imaginação viva, realmente pertencia".

Com a Primavera a servir de inspiração, os movimentos desta sinfonia chegaram a ter nomes sugestivos, como "O Acordar da Primavera" e "O Pico da Primavera", que, contudo, foram retirados pelo autor ainda antes da primeira edição. Parece que Schumann não apreciava indicações programáticas, pelo que apenas a própria sinfonia teve direito a nome, obviamente... Primavera.

A estreia, em Leipzig, a 31 de Março de 1841, passam hoje 168 anos, teve um outro grande compositor, Felix Mendelssohn (1809-1847), à frente da orquestra.




Robert Schumann
Symphony No.1 in B flat major, Op.38, "Spring".
Overture to Schiller's "Braut von Messina", Op.100.
Overture to the Opera "Genoveva", Op.81.
"Zwickau Symphony" in G minor. Overture, Scherzo and Finale, Op.52.
Swedish Chamber Orchestra
Thomas Dausgaard
BIS BIS-SACD-1569
(2005, 2006, 2007)


Internet

Robert Schumann
Biography / Classical Music Pages / Classical Archives / Karadar Classical Music / Naxos / Essentials of Music / Wikipedia / gmn ClassicalPlus

Sem comentários:

Enviar um comentário