04/05/2009

Lugares #186

Há muito, muito tempo, referi neste texto o facto de o Mosteiro de Leça do Balio ter sido a primeira sede da Ordem dos Hospitalários em Portugal, no início do século XII.

D. Álvaro Gonçalves Pereira, pai do recém canonizado Nuno Álvares Pereira (1360-1431), foi prior dessa Ordem e responsável, entre outras obras, pela edificação da fortaleza da Flor da Rosa e do Castelo da Amieira. Há uns bons anos atrás tivemos a oportunidade de passar uns dias no Crato e agora, a pretexto de mais um desafio ciclístico, pernoitámos na Casa do Chão do Prior, situada na aldeia de Amieira do Tejo e localizada a poucos metros do castelo.




Um programa perfeito, evidentemente: fim-de-semana prolongado, saudável competição desportiva (cheguei direito ao fim...) e passeio familiar, que incluía uma visita ao castelo. Que não se realizou, pois este encontra-se "encerrado temporariamente para obras", de acordo com a explicação fornecida no site do IPPAR. Uma vez na vida bem que podíamos encontrar um monumento aberto... once in a lifetime:

1 comentário:

  1. essa dos monumentos fechados dá vontade de chorar... na arte este país continua retardado.

    ResponderEliminar