29/08/2009

DVDs #20: Celibidache conducts Berlioz Symphonie fantastique

Depois de uma passagem por Hamburgo, o maestro alemão Otto Klemperer (1885-1973) mudou-se para Berlim. Estávamos na década de 1920 e, por essa altura, o russo Leo Borchard (1899-1945) também se mudou para essa cidade, vindo de Moscovo e fugido das consequências da Revolução Russa de 1917. Os seus destinos lá se cruzaram, e Klemperer acabou por convidar Borchard para seu assistente na Krolloper de Berlim.

Durante a 2ª Guerra Mundial, Borchard esteve mais envolvido com a resistência do que propriamente com actividades musicais; após a rendição da Alemanha regressou à regência, e os finais de Maio de 1945 encontraram-no a dirigir a Orquestra Filarmónica de Berlim, o que se repetiu várias vezes nas semanas seguintes. No dia 23 de Agosto, quando regressava de um jantar na parte oriental de Berlim, o cavalheiro inglês que conduzia a viatura onde seguia Borchard não obedeceu à ordem de paragem das tropas americanas; estas, escaldadas como estavam de uma escaramuça com as forças soviéticas no dia anterior, tinham instruções para parar todos os carros que tentassem atravessar esse check point pelo que, perante a desobediência, não hesitaram em disparar, matando de imediato Borchard, única vítima mortal desse infeliz acontecimento.

Faltando pouco mais de 1 semana para o concerto seguinte, havia que encontrar uma solução para o problema assim criado, e o escolhido acabaria por ser o maestro romeno Sergiu Celibidache (1912-1996), que tinha acabado de ganhar o concurso de direcção de orquestra promovido pela Orquestra Sinfónica da Rádio de Berlim. Uma escolha surpreendente, portanto, pois Celibidache não possuía qualquer experiência de direcção, e quando estamos a falar de uma orquestra com o prestígio da Filarmónica de Berlim.

A estreia de Sergiu Celibidache como regente profissional teve lugar no dia 29 de Agosto de 1945, passam hoje 64 anos.




Hector Berlioz
Symphonie fantastique, H48.
Orchestra Sinfonica di Torino della RAI
Sergiu Celibidache
Opus Arte OA0977D
(1969)


Internet



Sergiu Celibidache
Sergiu Celibidache Stiftung / Association Celibidache / Sergiu Celibidache / Bach Cantatas Website / Deutsche Grammophon / Answers.com / Classical Archives / The New York Times / Wikipedia

Sem comentários:

Enviar um comentário