23/09/2009

DVDs #21: Maria, Cecilia Bartoli

Manuel García (1775-1832), natural de Sevilha, teve um sucesso assinalável como tenor, não só no seu país natal, como em França, Itália e Inglaterra. Ao mesmo tempo, ia preparando os seus filhos para a mesma vida: Manuel García (1805-1906), Maria Malibran (1808-1836) e Pauline Viardot (1821-1910). Maria por ser a mais velha, foi a primeira das duas raparigas a sujeitar-se ao ensino exigente do pai, assim um bocado para o violento e pouco dado a misericórdias. Desde muito jovem que Maria Malibran se habituou aos palcos, para onde o pai a lançou definitivamente em Junho de 1825, numa altura em que estavam em Londres.

No ano seguinte rumariam para Nova Iorque, onde o clã García aproveitou para apresentar a primeira ópera italiana em solo americano; acabou por ser uma estadia de cerca de 2 anos, em que Maria não perdeu a oportunidade para aperfeiçoar a sua técnica e... para se livrar um pouco do jugo do pai, casando com o homem de negócios François Eugène Malibran. Foi nessa altura, aliás, que deixou de ser Maria García e passou a Maria Malibran, apesar de o casamento não ter sido propriamente um sucesso. É que o cavalheiro faliu logo a seguir, e Maria, que tinha entretanto abandonado os palcos, teve que se fazer de novo à estrada para sobreviver, e em Novembro de 1827 encontrava-se de novo em Paris.

Começou aí a melhor fase da sua carreira, com uma sucessão de êxitos fenomenal, com cidades entupidas para a ver passar, público histérico aos gritos, desmaios a torto e a direito, e sabe-se lá mais o quê. Ao ponto de alguém ter afirmado que os aplausos e gritos do público "rivalizavam com a mais violenta das erupções do Vesúvio".

Este concerto do meio-soprano Cecilia Bartoli (1966-) em Novembro de 2007, em Barcelona, veio na sequência de um projecto em que a italiana procurou explorar e de certa forma recriar o mundo musical de Maria Malibran, na passagem do 2º centenário do nascimento desta.

Maria Malibran faleceu há 173 anos, no dia 23 de Setembro de 1836.




The Barcelona Concert & Malibran Rediscovered.
Cecilia Bartoli (meio-soprano), Ada Pesch (violino),
Daniel Casares (guitarra)
Orchestra La Scintilla
Decca 074 3252


Internet



Maria Malibran
Maria Malibran - Cecilia Bartoli, Music Foundation / suite101.com / answers.com / Divas / Cecilia Bartoli: A Diva and Her Obsession / Cecilia Bartoli on the trail of Maria Malibran / Wikipedia

Sem comentários:

Enviar um comentário