14/10/2009

Compositores #100: Kaija Saariaho (1952-)

Não há muitos compositores contemporâneos que se possam gabar de ter um grande reconhecimento internacional, recebendo encomendas de organizações e intérpretes importantes e vendo as suas obras serem regularmente interpretadas um pouco por todo o lado.

A finlandesa Kaija Saariaho é um desses casos de sucesso pois, além de cumprir os critérios anteriormente referidos, tem recebido vários e significativos prémios, como o Kranichsteiner (1986), o Prix Italia (1988), o Ars Electronica (1989), o German Kaske (2001) e, ainda, o prémio Rolf Schock (2001).

Razões mais do que suficientes, portanto, para trazer aqui esta compositora. O que, além do mais, nos permite permite beneficiar de uma lufada de ar fresco, pois não é todos os dias que por aqui passam compositores ainda vivos. Já houve quem, num passado não muito distante, tivesse insinuado ser o desNorte uma espécie de blogue de Agramonte o que, convenhamos, não sendo grave, também não é propriamente algo de muito agradável.

Uma das ligações que incluo no final deste texto aponta para o blogue do nosso amigo P. Q. P. Bach que, conforme poderão verificar, ficou bem impressionado com um disco (que aparece igualmente na minha "short list") com obras desta compositora. Ficou especialmente impressionado com uma das obras lá incluídas, interpretada pelo soprano Karita Mattila (1960-); e aí limitou-se a ouvir esta finlandesa de eleição, caso estivesse igualmente a observá-la, como no vídeo que se segue, e os encómios seriam ainda mais superlativos... Razão tem um outro nosso amigo, um conhecido transeunte.

Kaija Saariaho celebra hoje o seu 57º aniversário.


CDs



Kaija Saariaho
Notes on Light. Orion. Mirage.
Karita Mattila (soprano), Anssi Karttunen (violoncelo)
Orchestre de Paris
Christoph Eschenbach
Ondine ODE1130-2

Gustav Holst
The Planets, Op.32.
Colin Matthews
Pluto, The Renewer.
Kaija Saariaho
Asteroid 4179: Toutatis.
Matthias Pintscher
towards Osiris.
Mark-Anthony Turnage
Ceres.
Brett Dean
Komarov's Fall.
Women's Voices of the Rundfunkchor Berlin
Berliner Philharmoniker
Simon Rattle
EMI Classics 3 69690-2
(2006)


DVD



Kaija Saariaho
L'amour de loin.
Gerald Finley (barítono), Dawn Upshaw (soprano),
Monica Groop (meio-soprano)
Finnish National Opera Chorus
Finnish National Opera Orchestra
Esa-Pekka Salonen
Deutsche Grammophon 073 4026
(2004)


Internet



Kaija Saariaho
Chester Novello / Kaija Saariaho / ANDaNTE / P. Q. P. Bach / Answers.com / Classical Archives / London Sinfonietta / Wikipedia

1 comentário:

  1. É um caso único, realmente. Há alguma coisa na água do Báltico que favorece o nascimento de compositores...

    ResponderEliminar