19/10/2009

Compositores #101: Geirr Tveitt (1908-1981)

Voltamos à Noruega, depois da incursão que lá fizemos há algum tempo a propósito de um concerto a que assistimos na Casa da Música, com o violoncelista Truls Mørk (1961-) e o pianista Håvard Gimse (1966-). Fazê-mo-lo para assinalar a pssagem de mais um aniversário do nascimento do compositor Geirr Tveitt, um dos mais marcantes do seu país, principalmente durante a primeira metade do século XX, mas também um dos mais polémicos.

Ao contrário de vários outros que por aqui já passaram, Tveitt não começou tão cedo quanto isso a dedicar-se à música, e já tinha 20 anos quando foi para Leipzig para estudar composição e piano. Passaria depois algum tempo em Paris, nos anos 30, onde teve como professores alguns já nossos velhos conhecidos: Nadia Boulanger (1887-1979), pois claro, e ainda Arthur Honegger (1892-1955) e Heitor Villa-Lobos (1887-1959). Não demoraria muito para que Tveitt fosse o principal rosto da música contemporânea norueguesa, além de ter uma bem sucedida carreira como pianista. Deu sempre uma relevância particular ao tom nacionalista, fazendo uso frequente das inúmeras melodias populares norueguesas que foi recolhendo ao longo da vida.

O cenário mudou após o final da 2ª Grande Guerra, e a música de Tveitt saiu de moda, havendo uma desconfiança generalizada em relação a tudo o que transpirasse a nacionalismo. A sua ligação ao filósofo Hans S. Jacobsen também não ajudou muito: Jacobsen, e por tabela Tveitt, refutava em absoluto o cristianismo, mas foi a sua posterior adesão à Assembleia Nacional, um partido de ideologia pró-nazi, que fez com que o caldo se entornasse. Tanto quanto se sabe Tveitt, apesar de alinhado por tais ideais, nunca foi membro da referida Assembleia Nacional; para os seus compatriotas, contudo, isso era apenas um pequeno detalhe, e daí até o votarem ao ostracismo foi um pequeno passo.

Geirr Tveitt nasceu há 101 anos, no dia 19 de Outubro de 1908.


CDs



Geirr Tveitt
A Hundred Hardanger Tunes, Op.151 - Suite No.1;
Suite No.4, "Wedding Suite".
Royal Scottish National Orchestra
Bjarte Engeset
Naxos 8.555078

Geirr Tveitt
A Hundred Hardanger Tunes, Op.151 - Suite No.2, "Fifteen Mountain Songs";
Suite No.5, "Troll-tunes".
Royal Scottish National Orchestra
Bjarte Engeset
Naxos 8.555770

Geirr Tveitt
Piano Concerto No.4, "Aurora Borealis", Op.130.
Variations on a Folksong from Hardanger.
Håvard Gimse, Gunilla Süssmann (pianos)
Royal Scottish National Orchestra
Bjarte Engeset
Naxos 8.555761


Internet



Geirr Tveitt
NationMaster.com / Naxos / Wikipedia / Answers.com / Norway - The Official Site in Japan / Music Information Centre Norway

Sem comentários:

Enviar um comentário