04/11/2009

CDs #214: Shostakovich, Symphony No.8

Em 1941 o compositor russo Dmitri Shostakovich (1906-1975) escreveu a Sinfonia Nº7, "Leninegrado", a primeira da trilogia das sinfonias de guerra. Estreada a 5 de Março de 1942, obteve grande sucesso, quer junto do público quer junto das autoridades, que viram nela uma ode aos bravos que defenderam Leninegrado dos invasores nazis. Não é líquido que essa seja a leitura mais correcta, tendo Shostakovich chegado a afirmar o seguinte (1): "The Seventh Symphony became my most popular work. It saddens me, however, that people don't always understand what it's about (...)".

A recepção calorosa a esta sinfonia, aliada ao facto de as autoridades andarem envolvidas no esforço de guerra, fez com que o ambiente se apresentasse um pouco desanuviado para o nosso compositor, deixando de ser, pelo menos temporariamente, o alvo dos vigilantes de serviço, Andrei Zhdanov (1896-1948) & Companhia. No Verão de 1943 iniciou a escrita da Sinfonia Nº8, a segunda da referida trilogia sobre a guerra, e que se previa que estivesse em linha com a anterior. Chegou-se-lhe mesmo a certa altura a atribuir o nome de "Estalinegrado", que, contudo, nunca viria a ostentar. Apesar do tema da guerra estar de novo bem presente durante toda a obra, reconhecido pelo próprio autor ao afirmar que "quis recriar o clima interior do ser humano ensurdecido pelo gigantesco martelo da guerra" (2), o sentimento que a atravessa, de dor e destruição, apanhou de surpresa a audiência aquando da estreia, a 4 de Novembro de 1943, passam hoje 66 anos.

E se o público não a entendeu, já as autoridades não lhe acharam graça nenhuma, e daí até à proibição da execução pública da obra foi um pequeno passo; não estavam assim tão distraídas... A Sinfonia Nº8 só viria a ser interpretada de novo após Estaline (1878-1953) ter esticado o pernil, em Março de 1953.

(1) Testimony, The Memories of Dmitri Shostakovich, by Solomon Volkov
(2) Guia da Música Sinfónica, de François-René Tranchefort





Dmitri Shostakovich
Symphony No.8 in C minor, Op.65.
London Symphony Orchestra
André Previn
EMI Classics 5 09024-2
(1973)


Internet



Dmitri Shostakovich
P. Q. P. Bach / Classical Music Pages / Dmitri Dmitriyevich Shostakovich / Naxos / Classical Music Archives / BBC / Wikipedia / The DSCH Journal

Sem comentários:

Enviar um comentário